top of page
  • flor do brownie

Bolachinhas integrais de aveia manteiga de amendoim e chocolate

Cá por casa inaugurei oficialmente a época das bolachas. Até ao Natal prometo trazer-vos muitas sugestões de bolachas e bolachinhas perfeitas para fazerem, comerem e oferecerem. Umas mais simples outras um pouco mais trabalhosas, umas mais saudáveis outras mais pecaminosas mas todas elas saborosas!



E para começar trago-vos umas bolachinhas feitas numa só tigela, muito simples numa versão bem saudável com farinha de trigo integral e aveia. São somente adoçadas com mel e um pouco de chocolate negro derretido por cima para termos a cereja no topo do bolo. Este chocolate é totalmente opcional mas garanto-vos que estas bolachinhas ficam ainda melhores.

De consistência mole por dentro estas bolachinhas são perfeitas para os apreciadores de manteiga de amendoim. E acabam por ser um snack perfeito para petiscar ao longo do dia, ou quem sabe para oferecer ao pai natal como diz a minha filha mais velha.



Com um sabor suave, estas bolachinhas são ricas em fibra e perfeitas para pôrem os miúdos a ajudarem na cozinha. Basicamente temos de misturar todos os ingredientes e fazer bolinhas! Fácil não é? Depois de cozidas só temos de colocar um pouco de chocolate negro por cima porque já sabem que para mim chocolate fica bem com tudo. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes

1/3 de chávena de manteiga de amendoim;

1/3 de chávena de óleo de côco;

1/3 de chávena de mel;

1 ovo; 1 c. (chá) de extrato de baunilha;

1 chávena de flocos de aveia finos;

1 chávena de farinha de trigo integral; 1 c. (chá) de fermento em pó;

1 pitada de sal;

30 gr de chocolate negro.



Modo de preparação

Pré- aqueça o forno a 180ºC e forre um papel vegetal um tabuleiro de forno. Numa taça misture a manteiga de amendoim com o óleo de côco e o mel. Adicione o ovo e a baunilha e mexa bem. Por fim, junte os flocos de aveia, a farinha, o fermento e o sal e misture tudo. Molde bolinhas e coloque no tabuleiro. Calque cada bolinha ligeiramente e leve ao forno durante cerca de 12 a 15 minutos. Retire do forno e deixe-as arrefecer. Derreta o chocolate negro em banho-maria ou no microondas e coloque um pouco sobre cada bolacha. Guarde-as num recipiente hermético.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 16 bolachas;

tempo de preparação: 15min + 15min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: aveia.



Até breve,


flor do brownie
0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page