top of page
  • flor do brownie

Muffins saudáveis de cenoura e tâmaras

Quando me pediram na escola da minha filha para preparar uma guloseima saudável para um piquenique não hesitei em fazer a receita que vos trago hoje.


Uma receita sem açúcares adicionados, com gordura saudável, com alto teor de fibra para um efeito saciante e ainda com uma boa dose de vegetais. Claro que a tudo isto não podiam fazer três critérios fundamentais: serem deliciosos, bem fofinhos e que os miúdos gostassem!



Pois bem, optei por fazer uns muffins de cenoura muito simples mas que são adoçados com as nossas amigas tâmaras . A farinha que usei foi a de aveia mas podem usar uma farinha de espelta ou mesmo de trigo integral. A gordura escolhida foi o azeite mas o óleo de côco também funciona muito bem.

Esta receita é totalmente adaptável para fazerem sem glúten ou sem lactose se usarem um iogurte de origem vegetal. Também uso ovos nesta receita mas podem sempre tentar fazê-la com os “ovos” de linhaça e depois digam-me como correu.



O resultado final foram uns muffins bem fofinhos repletos de cenoura e perfeitos para miúdos e graúdos. São muito aromáticos sem serem terem um sabor demasiado forte para os vossos “pipoquinos”. Acho que os vou fazer mais vezes para os lanches cá de casa. Espero que gostem e experimentem e depois digam-me se foram aprovados pelos vossos mini chefs!



Ingredientes

2 chávenas de flocos de aveia;

1 c. (chá) de canela;

1 c. (chá) de fermento em pó;

1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;

200 gr de tâmaras descaroçadas;

1/4 de chávena de azeite;

3 ovos;

1 iogurte natural;

300 gr de cenoura ralada.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um tabuleiro de muffins forrando-o com forminhas ou papel vegetal. Comece por colocar no processador os flocos de aveia, triture bem até obter uma farinha e coloque numa taça. Adicione a canela, o fermento e o bicarbonato e reserve. No processador coloque as tâmaras com o azeite e o iogurte e triture tudo. Adicione os ovos um a um e volte a processar. Adicione esta mistura à farinha de aveia, envolva com uma colher e por fim, junte a cenoura ralada envolvendo tudo sem bater em demasia. Deite colheradas de massa nas forminhas e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco e sirva-os mornos ou frios.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 9 muffins;

tempo de preparação: 20min + 20min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: cenoura.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page