top of page
  • flor do brownie

Barritas de aveia, caramelo e chocolate

Hoje foi dia de preparar o lanche da próxima semana. Gosto sempre de ter alguma gulodice já pronta a consumir para não cair na tentação das bolachas ou dos snacks menos saudáveis.

A receita que vos trago hoje é simples, não precisa de forno, é saudavel e vai ser o lanche perfeito para os próximos dias. Constituídas por três camadas, estas barritas são repletas de sabor e textura.



A base é feita de flocos de aveia envoltos em chocolate derretido, o recheio é um delicioso caramelo de tâmaras e, por fim, a cobertura é uma estaladiça camada de chocolate e pedaços de amendoim torrado.

Cada camada vai ao frigorífico mas não precisam de aguardar horas e horas para as colocar e assim vão ter as vossas barritas prontas num instante.



Esta receita rende 12 barritas bem robustas e saciantes que vos vai manter sem fome umas boas horas. Espero que gostem e experimentem!




Ingredientes

Base


2 chávenas de flocos de aveia;

120 gr de chocolate negro com 70% de cacau;

3 c. (sopa) de mel;

3 c. (sopa) de manteiga de amendoim.



Caramelo de tâmaras


100 gr de tâmaras sem caroço;

3/4 de chávena de manteiga de amendoim;

1/2 c. (chá) de sal;

água quente q.b.



Cobertura


100 gr de chocolate negro com 70% de cacau;

1 c. (sopa) de óleo de côco;

amendoins torrados q.b.


Modo de preparação

Comece por forrar com papel vegetal um recipiente retangular com cerca de 20 x 15 cm. Faça a base levando a derreter em banho-maria o chocolate com o mel e a manteiga de amendoim. Retire do lume e adicione os flocos de aveia misturando bem. Deite a base sobre a forma e calque bem com a ajuda de uma colher e leve ao frigorífico. Entretanto prepare o caramelo de tâmaras demolhando as tâmaras em cerca de 5 colheres de sopa de água quente durante cerca de 10 minutos. Coloque no liquidificador as tâmaras demolhadas com a respectiva água, a manteiga de amendoim e o sal e triture tudo muito bem até obter uma mistura cremosa. Adicione mais água aos poucos, se necessário, até obter a consistência desejada. Deite o caramelo de tâmaras sobre a base de aveia, alise com uma espátula e leve de novo ao frigorífico. Por fim, derreta o chocolate com o óleo de côco em banho-maria e deite sobre o caramelo de tâmaras. Polvilhe com amendoins torrados e grosseiramente picados e leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas. Corte em barritas e guarde no frigorífico.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 12 barritas;

tempo de preparação: 30min + 2h frigorífico;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page