• flor do brownie

Mini tartes de morango e iogurte grego saudáveis e sem forno

Para hoje resolvi trazer-vos uma receita muito simples e num formato reduzido - umas mini tartes de morango e iogurte grego, feitas numa versão saudável e que não precisam de forno.



Sem açúcares processados, estas mini tartes são perfeitas para o lanche. Com uma base bem simples feita de aveia e tâmaras, estas mini tartes são depois recheadas com uma mistura de iogurte e morangos. Optei por usar o iogurte grego que é bem mais espesso, mas podem optar pelo iogurte skyr por exemplo ou um iogurte de origem vegetal de preferência mais cremoso.



Feitas as tartes depois só temos de esperar que ganhem alguma consistência no frigorífico de preferência de uma dia para o outro.


O resultado são umas belíssimas mini tartes leves e cremosas e que pelo aspecto ninguém diria que seriam saudáveis.

Eu optei por usar morangos mas claro que podem usar outra fruta como os mirtilos ou mesmo a manga. Se quiserem fazer uma tarte com uma dimensão maior, por exemplo com 20 cm de diâmetro recomendo que usem mais folhas de gelatina (pelo menos 3 folhas) e que utilizem uma carteira de fundo amovível pois esta base como é crua é mais friável. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Base


70 gr de flocos de aveia;

25 gr de nozes;

6 tâmaras (se usarem as medjool usem apenas umas 3);

2 c. (sopa) de óleo de côco derretido.



Recheio


220 gr de morangos lavados e sem pé;

125 gr de iogurte grego natural;

1 c. (sopa) de mel;

1 folha de gelatina neutra.



Modo de preparação

Comece por fazer a base colocando no processador todos os ingredientes e processando bem. Deverá obter uma massa que se agregue quando moldada com as mãos. Divida a base por duas mini tarteiras com cerca de 12 cm cada calcando bem no fundo e nas laterais. Leve ao frigorífico. Entretanto demolhe a folha de gelatina em água fria e reserve. Triture os morangos e passe-os por uma passador para retirar o excesso de grainhas. Misture no processador os morangos triturados, o iogurte e o mel e reserve. Esprema a folha de gelatina e derreta-a no microondas por alguns segundos ou em lume baixo. Com o processador ligado adicione a gelatina derretida à misture de morangos e processe tudo. Divida o recheio pelas duas formas de tarte e leve ao frigorífico durante pelo menos 6 horas ou de preferência de um dia para o outro. Na hora de servir decore com iogurte e morangos.




Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 2 mini tartes;

tempo de preparação: 25min + 6h frigorífico;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: morangos.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo