top of page
  • flor do brownie

Mini tartes de chocolate sem forno, saudáveis e sem glúten

Com as temperaturas a subir repentinamente, a vontade de ligar o forno não foi muita, por isso hoje resolvi trazer-vos uma receita muito simples de fazer e que não precisa do nosso amigo forno.


Mais uma vez o chocolate é o rei da festa e desculpem-me os não apreciadores deste ingrediente mas prometo trazer-vos receitas com chocolate 0%.



E agora voltando à nossa receita - imaginem uma tarte de chocolate. Agora imaginem essa mesma tarte numa versão mais saudável e com um terço do trabalho sem terem de esticar a massa nem pô-la a descansar, nem levá-la ao forno. Pois bem, esta é a receita!


Estas mini tartes de chocolate são feitas com uma base de avelas torradas, tâmaras e cacau e são recheadas com uma simples ganache de chocolate negro. Não levam nenhum produto de origem animal, sendo perfeitas para regimes veganos.

A sua doçura natural da base contraste com a cremosidade do interior de chocolate intenso. Se forem muito gulosos utilizem um chocolate negro com um teor de cacau mais baixo.



Para finalizar uns belíssimos mirtilos frescos que lhe vão dar a frescura necessária para uma tarte perfeita. Se não tiverem formas para mini tartes podem fazer esta receita numa forma grande. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes


Base


2 chávenas de avelãs torradas e sem casca;

1 chávena de tâmaras;

1/4 de chávena de cacau em pó.



Recheio


250 gr de chocolate negro com 70% de cacau;

1 lata de leite de côco colocada no frigorífico de véspera.



Cobertura


Cacau em pó q.b;

Mirtilos frescos q.b.



Modo de preparação

Reserve 6 formas para mini tartes. Num processador coloque as avelãs torradas e processe até obter uma farinha. Adicione o cacau e as tâmaras (se estiverem mais secas demolhe-as previamente em água quente durante alguns minutos e escorra bem a água) e volte a processar até obter uma massa pegajosa. Forre as formas de tarte calcando bem com os dedos a base e as laterais e leve ao frigorífico. Entretanto parta o chocolate negro em pequenos pedaços deite numa taça e reserve. Abra a lata de leite de côco e retire apenas a parte sólida para um tacho. Leve ao lume deixe ferver e deite sobre o chocolate. Deixe repousar 2 minutos e mexa bem com uma colher até obter uma ganache bem cremosa. Divida a ganache pelas mini tartes e leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora. Na altura de servir decore com cacau em pó e mirtilos frescos.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 6 mini tartes;

tempo de preparação: 30 min + 1h frigorífico;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page