top of page
  • flor do brownie

Brownies de pistáchio sem forno com mousse de framboesa e mascarpone

A receita que vos trago hoje é perfeita para estes dias em que ainda não nos apetece ligar o forno e temos sempre à mão no nosso frigorífico aquele quadradinho precioso para combater a gula.



Claro que estou a falar de uns belíssimos brownies feitos totalmente num processador de cozinha e que são uma opção bem mais saudável que os originais. Nada contra os verdadeiros brownies, muito pelo contrário, mas estes vamos poder comer com mais frequência.



Como se isso não bastasse coloquei por cima uma simples mousse de framboesa e queijo mascarpone (já vos disse que ando viciada neste queijo?) adoçada também com mel perfeita para finalizar em cheio estes gulosos!


O resultado final é um brownie de sabor forte e intenso a cacau (como se quer!) e com pedacinhos de pistáchio, que contrasta na perfeição com uma mousse bem cremosa e fresca de framboesas.

Eu optei por usar os pistachios mas podem utilizar outro fruto seco que mais gostarem. Quanto à mousse se quiserem podem optar pelo queijo creme mas aconselho-vos vivamente o queijo mascarpone pois vai obter uma cremosidade extra. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Brownies


100 gr de tâmaras previamente demolhadas em água morna;

50 gr de pistachios sem casca e sem sal;

50 gr de flocos de aveia;

25 gr de cacau em pó;

1 c. (sopa) de manteiga de amendoim;

2 c. (sopa) de óleo de côco derretido.

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

1 pitada de sal.



Mousse


250 gr de queijo mascarpone;

125 gr de framboesas;

3 c. (sopa) de mel;

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

1 c. (chá) de sumo de limão;

morangos desidratados q.b;

pistáchios q.b.



Modo de preparação

Comece por forrar com papel vegetal uma forma quadrada com cerca de 15 cm de lado. Num processador coloque as tâmaras escorridas, os pistáchios e os flocos de aveia e triture tudo muito bem. Adicione os restante ingredientes e volte a processar até obter uma massa. Deite a massa na forma e calque com a ajuda de uma colher. Leve ao frigorífico. Entretanto prepare a mousse colocando no processador lavado todos os ingredientes e triture o suficiente para obter uma mistura mais ou menos uniforme. Deite sobre o brownie e leve de novo ao frigorífico durante cerca de 6 horas ou até a mousse estar firme. Na hora de servir decore com morango desidratado ralado e mais pistáchios grosseiramente picados.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 16 brownies pequenos;

tempo de preparação: 15min + 6h frigorífico;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: cacau e framboesas.



Até breve,


flor o brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page