top of page
  • flor do brownie

Brownies de chocolate com mousse de abacate

Com a aproximação da Páscoa, nada melhor do que algumas receitas com chocolate para adoçar esta época que este ano vai ser bem diferente para todos nós. Desta vez resolvi fazer uns brownies de chocolate com uma mousse de abacate numa versão mais leve e saudável e também sem glúten.



Com um sabor bem intenso a chocolate estes brownies têm uma base densa e rica que contrasta na perfeição com uma mousse bem leve e suave feita com abacate e cacau. Esta combinação só poderia resultar nesta pequena maravilha.

Como em todas as receitas a qualidade dos ingredientes é fundamental para o resultado final e, nesta receita especificamente, como o sabor a chocolate é bem intenso é fundamental que usem um chocolate com um teor de cacau elevado e de boa qualidade, bem como um cacau em pó de preferência orgânico e também de elevada qualidade.



Vão ver que terão uns maravilhosos brownies com mousse de abacate de comer e chorar por mais. Esta receita rende 8 brownies bem generosos. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Brownies


50 gr de óleo de côco;

50 gr de manteiga de amendoim cremosa;

175 gr de chocolate negro com 70% de cacau;

2 ovos;

50 gr de açúcar de côco;

25 gr de cacau em pó;

1 c. (chá) de extrato de baunilha.



Mousse


2 abacates médios;

2 c. (sopa) de iogurte grego natural;

2 c. (sopa) de cacau em pó;

4 c. (sopa) de mel;

2 folhas de gelatina neutra;

1 c. (chá) de extrato de baunilha.



Modo de preparação

Comece por fazer os brownies. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre até acima com papel vegetal uma forma quadrada com cerca de 20x20cm. Num tacho coloque o óleo de côco, a manteiga de amendoim e o chocolate partido em pedaços e leve ao lume até derreter. Retire do lume adicione os ovos, o açúcar, o cacau e a baunilha e mexa bem. Deite na forma calcando com a ajuda de uma colher e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer totalmente. Entretanto demolhe as folhas de gelatina em água fria e reserve. Num processador coloque os abacates, o iogurte, o cacau, o mel e a baunilha e processe até obter uma creme uniforme. Leve a gelatina escorrida ao micro-ondas ou ao lume baixo e deixe que derreta. Com o processador ligado deite a gelatina derretida e misture mais um pouco. Deite a mousse sobre o brownie arrefecido e leve ao frigorífico durante pelo menos duas horas. Na hora de servir desenforme, corte em pedaços e polvilhe com cacau em pó.


 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 8;

tempo de preparação: 25min + 20min cozedura + 2h frigorífico;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate e abacate.


Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page