• flor do brownie

Bolo marmoreado de chocolate e abóbora

Hoje trago-vos uma receita bem simples com chocolate e abóbora perfeita para estes dias chuvosos. Garanto-vos que este bolinho vai desaparecer numa tarde.



Podem comê-lo morno ou frio com uma boa caneca de leite ou chá e têm o vosso fim de semana em cheio.


Este bolo marmoreado é bem húmido, de sabor intenso a chocolate e com um leve aroma a especiarias outonais.


O bolo é bastante rápido de confecionar principalmente se tiverem já preparado o puré de abóbora, como foi o meu caso, que normalmente tenho sempre algum puré congelado já pronto para sopas e sobremesas. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes

1 chávena e 3/4 de farinha de trigo; 1 c. (chá) de canela; 1 c. (chá) de fermento em pó; 1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio; 1/2 c. (chá) de gengibre em pó; 1 pitada de noz moscada; 1 pitada de sal; 2 ovos grandes; 1 chávena e 1/4 de açúcar; 1/2 chávena de manteiga derretida; 1/2 chávena de iogurte grego natural; 2 c. (chá) de extrato de baunilha; 1 chávena de puré de abóbora; 100 gr de chocolate negro derretido; 2 c. (sopa) de cacau em pó.


Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Numa tigela misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, o gengibre, a noz moscada e o sal e reserve. Noutro recipiente bata os ovos com o açúcar, adicione a manteiga, o iogurte, o extrato de baunilha e a abóbora. Incorpore os ingredientes secos sem bater em demasia e divida a massa por duas tigelas. Numa das suas metades adicione o cacau e o chocolate e envolva. Deposite alternadamente colheradas de massa de chocolate e massa de abóbora sobre a forma e no final, com a ajuda de uma faca crie um efeito marmoreado. Leve ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.



Ficha técnica

prato: sobremesa; nº porções: 12 fatias; tempo de preparação: 30min + 45min cozedura; dificuldade: fácil; vegetariano: sim; apto para crianças: sim; ingrediente principal: chocolate e abóbora.

Até breve,

flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo