• flor do brownie

Bolo de caneca de banana, manteiga de amendoim e chocolate

No próximo dia 19 de março vamos celebrar o dia do pai e nada melhor do que uma receita de um bolo de caneca para fazer com as crianças em casa.



Poucos ingredientes e poucos utensílios de cozinha, fazem deste bolo de caneca perfeito para usufruir em família. Um garfo, uma colher e uma tigela são tudo o que precisam para fazer este bolinho. Pode ser feito tanto no microondas como no forno, variando claro o seu tempo de confecção. Esta receita rende 2 bolinhos e podem sempre multiplicá-la as vezes que quiserem.


Agora vamos ao bolo propriamente dito - feito com uma banana bem madura este bolo não leva açúcares adicionais e é finalizado com pedacinhos de chocolate negro na sua massa, massa essa que é bem fofinha. Além de saudável, é totalmente sem glúten.

Se for feito no microondas estará lá cerca de 90 segundos mas se o levarem ao forno estará lá cerca de 18 minutos. Sirvam-no ainda morno com um pouco de iogurte ou uma bola de gelado por cima, porque não?



Será uma bela surpresa para o pai! E podem sempre fazer a mais que a mãe também agradece! Espero que gostem e experimentem!


Vídeo da receita já disponível.


Ingredientes

1 banana grande madura;

2 ovos;

2 c. (sopa) de manteiga de amendoim;

1 c. (chá) de fermento em pó;

2 quadrados de chocolate negro partido grosseiramente;

iogurte natural q.b para servir.



Modo de preparação

Coloque numa tigela a banana e esmague-a com um garfo. Adicione 2 ovos e bata um pouco. De seguida, junte a manteiga de amendoim, bata mais um pouco, o fermento em pó e o chocolate. Mexa bem e divida a massa por 2 ramequins ou canecas que possam ir ao microondas ou forno. Se levarem ao microondas coloquem na potência máxima cerca de 90 segundos. Se levarem ao forno devem pré-aquecê-lo antes de começar a receita e os bolinhos ficam lá cerca de 18 minutos. Sirva morno com iogurte natural.




Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 2;

tempo de preparação: 5min + 90seg microondas (ou 18min forno);

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

ingrediente principal: banana e manteiga de amendoim.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo