top of page
  • flor do brownie

Bolinhos nuvem de chocolate e castanhas

Em pleno São Martinho, as castanhas são presença assídua cá por casa. Cozidas, assadas, como acompanhamento de carnes ou em sobremesas gosto delas de qualquer maneira. E claro que não podia deixar passar este dia sem vos trazer uma receita doce com castanhas.


Estive bastante indecisa sobre o que cozinhar e andei a fazer várias experiências aqui pela cozinha. Curiosamente todas elas com chocolate. No ano passado resolvi trazer-vos uma tarte de castanha e chocolate incrivelmente deliciosa ja publicada aqui no blog lembram-se?



Pois bem, neste São Martinho trago-vos um bolo nuvem feito com castanha e chocolate em doses minimalistas apenas para duas pessoas (tenho tanta coisa que quero experimentar fazer até ao natal que não convém abusar das gulodices!)



Este bolo nuvem, como o nome indica, é tão leve que se desfaz na nossa boca. De sabor suave, é incrivelmente saboroso e acho que se triplicássemos a receita ficaríamos com uma versão familiar perfeita para finalizar um qualquer jantar. Como se isso não bastasse também não tem glúten sendo perfeito para quem não o consome.

Este bolo incrível é muito delicado e devem ter especial cuidado a desenformá-lo mas se não quiserem correr esse risco podem sempre fazê-lo em pequenos ramequins e comê-lo diretamente daí. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

60 gr de chocolate negro;

3 c. (sopa) de óleo de côco;

60 gr de castanhas cozidas;

3 c. (sopa) de leite;

1 c. (sopa) de açúcar amarelo;

1 ovo (gema e clara separadas);

1/2 c. (chá) de extrato de baunilha;

cacau q.b para polvilhar



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga dois aros metálicos com cerca de 8 cm de diâmetro E coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Comece por derreter o chocolate com o óleo de côco em banho-maria ou no microondas e reserve. De seguida coloque no processador as castanhas cozidas e o leite e triture até obter uma espécie de puré. Adicione o chocolate derretido, a gema, o açúcar e a baunilha e processe mais um pouco. Deite este preparado numa tigela e reserve. Entretanto numa outra taça bata a clara em castelo. Envolva a clara na mistura de chocolate e divida pelos aros. Leve ao forno durante cerca de 18 a 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva polvilhado com cacau em pó.




Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 2;

tempo de preparação: 20min + 20min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: castanha e chocolate.



Até breve,


flor do brownie
0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page