top of page
  • flor do brownie

Bolachas digestivas

As bolachas são daquelas gulodices que temos sempre cá por casa. Seja para aquela urgência de gula noturna, seja apenas porque temos vontade de trincar qualquer coisa e não sabemos bem o quê, ou mesmo para fazer aquela base crocante de cheesecake que andamos para fazer há semanas mas quando temos todos os ingredientes na despensa vemos que afinal já não temos bolachas!


As que resolvi experimentar fazer hoje foram as bolachas digestivas. Robustas, amanteigadas, gulosas e incrivelmente viciantes, as bolachas digestivas são perfeitas para comermos simples ou numa sobremesa. As de compra são deliciosas e ninguém lhes resiste mas resolvi fazê-las numa versão um pouco mais ligeira e o resultado foi surpreendente!



Antes de mais, as bolachas digestivas são muito simples de fazer e levam pouquíssimos ingredientes. As caseiras têm naturalmente muito menos açúcar e gordura tornando-se perfeitas para os lanches do dia a dia. A base das bolachas digestivas é a farinha de trigo integral e os flocos de aveia o que lhes confere um teor de fibra bastante elevado.

Esta é a receita base das bolachas digestivas mas depois podem adicionar uma cobertura de chocolate negro ou chocolate branco se assim quiserem. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

100 gr de farinha de trigo integral;

1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;

80 gr de flocos de aveia finos;

75 gr de açúcar amarelo;

50 gr de manteiga com sal à temperatura ambiente;

3 c. (sopa) de leite frio.



Modo de preparação

Comece por peneirar para uma taça a farinha de trigo integral e o bicarbonato de sódio. Adicione a aveia e o açúcar amarelo e misture tudo. Junte a manteiga e amasse um pouco com as mãos e, por fim, adicione o leite colher a colher até obter uma massa uniforme e moldável. Forme um disco, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante cerca de 15 minutos. Passado esse tempo ligue o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. Deite a massa sobre duas folhas de papel vegetal e com a ajuda do rolo da massa estique-a até obter cerca 3 mm. Com um copo ou um cortador de massa corte bolachinhas, pique com um garfo e coloque no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Deixa-as arrefecer um pouco antes de retirá-las do tabuleiro e guarde-as num recipiente hermético depois de totalmente frias.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 12 a 14 bolachas;

tempo de preparação: 20min + 15min frigorífico + 15min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: aveia.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page