• flor do brownie

Waffles de espelta

Depois de alguma reflexão resolvi comprar uma máquina para fazer waffles. Pensei sempre que fosse mais um utensílio de cozinha que passado um mês de utilização ficasse a ocupar mais um lugar na bancada de cozinha. Mas enganei-me! Tenho-lhe dado um bom uso preparando waffles dos mais variados. E quando falo de waffles não falo apenas daqueles bem doces repletos de açúcar. Claro que esses também são deliciosos mas não poderia fazê-los todos os dias!



Os que trago hoje são feitos com farinha de espelta com um baixo teor de gordura, ricos em fibra e adoçados apenas com um pouco de mel perfeitos para o pequeno almoço ou lanche. Isto sem falar nos toppings que lhes vão dar toda a sua graça.


E quando falo de toppings vocês podem colocar o que vos apetecer - fruta, iogurte, frutos secos, manteiga de amendoim ou amêndoa, mel, chocolate!


Se não tiverem máquina de waffles podem sempre utilizar esta massa para fazer panquecas. Esta receita rende cerca de 8 waffles perfeitos para 4 doses. Os que sobrarem guardem no frigorífico sem os toppings e consumam-nos ao longo da semana.



Nos meus waffles optei por utilizar como toppings framboesas, banana, maçã fatiada, mirtilos, iogurte, mel, manteiga de amendoim e pistácios. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

2 chávenas de farinha de espelta;

1 c. (chá) de canela;

2 c. (chá) de fermento em pó;

1 pitada de sal;

1+1/4 de chávena de leite;

2 ovos;

2 c. (sopa) de azeite;

3 c. (sopa) de mel;

toppings variados.



Modo de preparação

Coloque numa taça a farinha de espelta, a canela, o fermento e o sal e misture com uma vara de arames. Adicione o leite, os ovos, o azeite e o mel e misture bem. Deite colheradas de massa na máquina de waffles previamente untada e deixe cozinhar conforme as instruções da máquina. Repita o processo até acabar a massa e sirva com os toppings que desejar.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa/pequeno almoço;

nº porções: 8 waffles;

tempo de preparação: 20min;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: espelta



Até breve,


flor do brownie


Posts Relacionados

Ver tudo

Crepes