top of page
  • flor do brownie

Soufflé de chocolate

Já a pensar no próximo dia dos namorados, trago-vos a sobremesa perfeita para comer a dois - um soufflé de chocolate.


O soufflé é aquela sobremesa que não espera por ninguém por isso já sabem que, assim que sair do forno, está pronto a comer. Esta receita é bastante simples de fazer e se seguirem a receita à risca prometo que vos vai sair na perfeição.



De sabor intenso a chocolate, estes mini soufflé têm um interior húmido e bem leve que se vai desfazer na vossa boca a cada colherada. São feitos em doses individuais mas podem sempre duplicar a receita se quiserem um soufflé familiar. Tenham apenas em atenção o tempo de cozedura.

Como em todas as receitas, a qualidade do vosso chocolate vai fazer toda a diferença no resultado final. Espero que gostem e experimentem sós ou acompanhados no próximo dia de São Valentim!




Ingredientes

1 c. (sopa) de manteiga com sal;

1 c. (sopa) de farinha;

1/2 chávena de leite frio;

100 gr de chocolate negro com 70% de cacau;

1/2 c. (chá) de extrato de baunilha.

1 gema;

2 claras;

3 c. (sopa) de açúcar;

cacau em pó q.b



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 200ºC e unte com manteiga dois ramequins. Polvilhe-os de seguida com cacau em pó sacudindo o excesso e reserve. Leve ao lume num tacho a manteiga até derreter. Adicione a farinha e mexa bem com uma vara de arames durante cerca de 1 minuto. Junte o leite e mexa sempre até a mistura engrossar. Retire do lume e adicione o chocolate partido em pedaços. Mexa até estar totalmente derretido. Adicione a baunilha e a gema e mexa bem até estar bem incorporado e reserve. Entretanto comece a bater as claras e quando começar a fazer uma espuma adicione o açúcar colher a colher até obter um merengue. Deite duas colheres deste merengue na mistura do chocolate e mexa bem para incorporar. De seguida, adicione o chocolate ao restante merengue e envolva sem bater em demasia. Divida a massa pelos ramequins (o que sobrar pode sempre comer à colher) e com o dedo passe em todo o rebordo da forma para afastar ligeiramente a massa do soufflé. Isto vai fazer com que o soufflé cresça melhor. Leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Retire, polvilhe com cacau em pó e sirva de imediato.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 2;

tempo de preparação: 25min + 12min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page