top of page
  • flor do brownie

Quadrados de café e cacau com amendoim

A receita que vos trago hoje é a guloseima perfeita para terminar qualquer refeição. Com uma doçura q.b, intenso sabor a chocolate e café e uma mistura de texturas, estes pequenos quadrados acompanham na perfeição aquele cafezinho para aconchegar o almoço.



Estes quadrados são feitos com uma base bem crocante tipo biscoito, de seguida levam um recheio rico com café e cacau e são finalizados por uma cobertura de chocolate, amendoins e flor de sal que é totalmente opcional, mas que recomendo se gostarem do contraste entre o doce e o salgado. Demasiado pecaminoso? Talvez não!

Por incrível que pareça estes quadradinhos são bastante equilibrados em termos nutricionais - feitos com cacau, são adoçados exclusivamente com mel, não têm glúten e são bastante saciantes.



Claro que se comerem logo todos os quadradinhos deixam logo de ser saudáveis. Mas não garanto que isso não possa acontecer pois são realmente muito bons! Esta receita foi inspirada aqui. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes


Base


1 chávena de farinha de côco;

3 c. (sopa) de mel;

1/3 de chávena de óleo de côco à temperatura ambiente.



Recheio


2 c. (chá) de café instantâneo;

1/3 de chávena de óleo de côco derretido;

1/2 chávena de manteiga de amendoim;

1/3 de chávena de mel;

2/3 de chávena de cacau em pó;

1/2 chávena de amendoins torrados;

1 pitada de flor de sal.



Cobertura


1/4 de chávena de óleo de côco derretido;

1/4 de chávena de cacau em pó;

2 c. (sopa) de mel;

1/3 de chávena de amendoins torrados;

1 pitada de flor de sal.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal uma forma quadrada com 20x20 cm. Comece por fazer a base misturando bem todos os ingredientes até obter uma massa areada. Coloque na forma e calque bem com uma colher. Leve ao forno durante 10 minutos e deixe arrefecer por completo. Entretanto prepare o recheio misturando bem o café com o óleo de côco derretido. De seguida, adicione a manteiga de amendoim, o mel, o cacau e volte a misturar bem. Por fim, adicione os amendoins e a pitada de flor de sal. Deite o recheio sobre a base arrefecida e leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos. Passado esse tempo prepare a cobertura misturando o óleo de côco com o cacau e o mel e misture bem. Deite sobre o recheio, polvilhe com os restantes amendoins e leve de novo ao frigorífico por mais 20 minutos. Na hora de servir salpique com um pouco de flor de sal e corte em quadrados. Guarde os quadrados no frigorífico numa caixa hermeticamente fechada.


 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 15;

tempo de preparação: 30min + 10min cozedura + 50min frigorífico;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: cacau.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page