top of page
  • flor do brownie

Mudei de cozinha mas trouxe os brownies

Quando iniciei o projeto flor do brownie há cerca de 8 anos atrás nunca pensei que esta partilha de receitas se prolongasse por tantos anos. Receita atrás de receita o blog foi crescendo e, ao fim deste tempo, o meu velhinho blog do blogspot já conta com mais de 500 receitas, umas melhores, outras piores, mas todas elas partilhadas para que vocês, os meus queridos leitores, pudessem usufruir, experimentar e criticar o que por aqui cozinhava.


Tendencialmente açucarada, a flor do brownie mudou de cozinha. Senti necessidade de lhe dar uma nova imagem, mais jovem e mais dinâmica, que vos cativasse ainda mais mas sempre com as receitas mais doces.


Com uma imagem mais cuidada gostava muito que em cada fotografia conseguissem imaginar todos os sabores de cada uma das sobremesas publicadas. Espero que gostem e que me continuem a acompanhar neste meu renovado projecto. E agora vamos cozinhar?


Como não poderia deixar de ser a inauguração da minha nova cozinha é feita com os tradicionais brownies de chocolate. Quem já os conhece (lembram-se da primeira receita publicada na flor do brownie?) sabe que estes pequenos bolinhos de chocolate são verdadeiramente irresistíveis.



De sabor bem intenso a chocolate negro, os brownies têm uma crosta pegajosa na sua superfície que abrem caminho a uma massa húmida que se vai desfazer a cada dentada. Para completar este cenário paradisíaco temos pedaços de nozes a enriquecer este bolinho verdadeiramente pecaminoso. Tenham sempre o cuidado de não os deixar cozer em demasia, pois isso é o que vai tornar os vossos brownies espectaculares.

E desenganem-se os mais sépticos mas estes são os melhores brownies de sempre! Podemos fazer muitas versões, umas mais saudáveis, outras mais arrojadas mas para mim, os brownies tradicionais são realmente os melhores. Espero que gostem e experimentem!




Ingredientes

200 gr de chocolate negro com 70% de cacau grosseiramente picado;

250 gr de manteiga com sal à temperatura ambiente;

5 ovos;

400 gr de açúcar;

150 gr de farinha sem fermento previamente peneirada;

2 c. (sopa) de cacau em pó;

1 c. (chá) de fermento em pó;

125 gr de nozes grosseiramente picadas.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular 30x20cm. Comece por derreter em banho maria o chocolate com a manteiga e reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar durante cerca de 5 minutos até obter um creme esbranquiçado e volumoso. Adicione sem parar de bater o chocolate derretido. Por último, adicione a farinha, o cacau e o fermento, envolvendo sem bater em demasia e finalize com as nozes picadas envolvendo mais um pouco. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Deixe-os arrefecer totalmente antes de cortar.


 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 20;

tempo de preparação: 20min + 25min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page