top of page
  • flor do brownie

Brownies gelados

Quem não gosta de um belo brownie com uma bola de gelado por cima? Eu adoro! Mas e se em vez desse belíssimo brownie com gelado transformássemos o brownie no próprio gelado? Pois bem esta é a sugestão que vos trago hoje - uns brownies gelados perfeitos para este verão!



Este brownies têm uma base de bolo intenso a chocolate negro sem açúcares adicionais, de seguida temos uma camada de gelado de banana, manteiga de amendoim e iogurte e, por fim, terminamos com uma camada bem crocante de chocolate. Tudo isto num formato perfeito para ter no congelador e comer a qualquer hora do dia. Tentador?

Além de deliciosos estes brownies gelados são muito fáceis de fazer mas exigem algum tempo já que temos de fazer as várias camadas separadamente. Mas garanto-vos que valem bem a pena!. Se não quiserem ter trabalho a fazer o gelado podem sempre usar gelado de compra, no sabor que mais gostarem.



Tentei fazer num versão bem saudável, sem adição de açúcar, usando apenas o açúcar presente nos próprios ingredientes, ideal para toda a família. Se forem mais gulosos usem um chocolate com menor teor de cacau. Espero que gostem de mais esta sugestão e experimentem!



Ingredientes


Brownie


1/4 de chávena de óleo de côco;

1/4 de chávena de manteiga de amendoim;

125 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);

2 ovos;

1/4 de chávena de cacau em pó;

1 c. (chá) de fermento em pó.



Gelado


300 gr de banana madura previamente congelada;

1 iogurte grego natural;

1 c. (sopa) de manteiga de amendoim;

1 c. (chá) de extrato de baunilha.



Cobertura


75 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);

2 c. (sopa) de óleo de côco derretido.



Modo de preparação

Comece por fazer o brownie. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal uma forma quadrada com cerca de 20x20 cm. Num tacho coloque o óleo de côco, a manteiga de amendoim e o chocolate grosseiramente partido e leve a lume brando mexendo sempre para derreter completamente o chocolate. Retire do lume, misture os ovos um a um mexendo sempre e, por fim, misture o cacau e o fermento. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Passado esse tempo retire do lume e deixe arrefecer totalmente. De seguida faça o gelado colocando num processador todos os ingredientes e processe até obter um gelado cremoso. Deite o gelado sobre o brownie e leve ao congelador durante pelo menos 3 horas. Passado esse tempo retire o brownie gelado do congelador e vá fazendo a cobertura derretendo em banho maria ou no microondas o chocolate negro com o óleo de côco. Parta o brownie em pedaços e coloque um pouco do chocolate derretido ainda morno por cima. Sirva de imediato. Os que sobrarem retire sempre do congelador cerca de 15 a 20 minutos antes.



Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 10;

tempo de preparação: 40min + 20min cozedura + 4h congelador;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page