top of page
  • flor do brownie

Bolo mármore

Hoje foi dia de vos trazer um clássico cá de casa! Certamente que também nas vossas cozinhas têm aquele bolinho de domingo que fazem vezes sem conta. Posso dizer-vos que na minha cozinha tenho vários, desde o bolo de laranja ao bolo de maçã passando pelo bolo mármore.



E o eleito para ir ao forno neste domingo foi o bolo mármore. De massa bem fofinha e amanteigada, o bolo mármore é sem dúvida um dos preferidos. Com esta dupla de cores nunca consigo fazer um bolo mármore com um padrão igual ao anterior mas garanto-vos que o sabor é sempre perfeito.

O meu bolo mármore leva sempre cacau na massa e nunca chocolate em pó e normalmente gosto de finalizá-lo com uma cobertura de chocolate que acho que o torna ainda mais guloso mas que podem perfeitamente dispensar se não forem gulosos.



Esta receita rende um bolo mármore bem grande perfeito para ir comendo ao longo da semana. Se quiserem podem ir fazendo pequenas variações na massa - uma raspinha de laranja, um pouco de canela e assim terão um bolo mármore sempre diferente mas igualmente delicioso. E por aí? Qual é o vosso bolinho clássico preferido? Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes

Bolo


125 gr de manteiga à temperatura ambiente;

200 gr de açúcar;

4 ovos;

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

200 gr de farinha de trigo sem fermento;

1 c. (chá) de fermento em pó;

1 pitada de sal;

2 c. (sopa) de cacau em pó.



Cobertura


120 de chocolate negro com 70% de cacau.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês. Numa taça bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura bem cremosa. De seguida e continuando a bater adicione os ovos um a um e o extrato de baunilha. Por fim, junte a farinha peneirada, o sal e o fermento e envolva bem sem bater em demasia. Deite metade da massa numa outra taça e adicione a uma delas o cacau em pó também peneirado e envolva sem bater em demasia. Coloque alternadamente colheradas de massa clara massa escura na forma e leve ao forno durante cerca 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Entretanto prepare a cobertura derretendo em banho-maria o chocolate. Quando o bolo estiver frio cubra com o chocolate e devore!



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 12;

tempo de preparação: 20min + 40min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: cacau.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page