top of page
  • flor do brownie

Bolo lava de chocolate numa versão mais saudável e sem glúten

Já decidiram que sobremesa fazer para o dia da mãe? Eu já! Uns deliciosos bolos lava de chocolate numa versão mais saudável! Parece-vos bem?


Este ano o dia da mãe vai ter um sabor ainda mais especial, vai ser o meu primeiro dia da mãe como mãe da minha pequena Alice. E como não podia deixar de ser resolvi fazer uma sobremesa daquelas como eu gosto - chocolate em quantidades generosas e com um ar bem decadente!



Como sabem o bolo lava de chocolate é daqueles bolinhos bem rápidos de fazer e assim que sai do forno está pronto a comer. É uma receita muito simples e só têm de controlar o tempo de cozedura no forno. Assim que notarem que se está a formar uma crosta no vosso bolo é o momento de tirá-lo do forno. Resolvi fazê-lo numa versão um pouco mais saudável substituindo alguns ingrediente.


O resultado é um maravilhoso bolo com uma crosta bem crocante que quando se abre escorre literalmente aquele chocolate derretido como se de lava se tratasse. Este bolo tem um sabor bem intenso a chocolate, um leve aroma a café e não é muito doce.

Eu optei por chocolate com 70% de cacau mas se forem mais gulosos podem utilizar com 50%. Este bolo foi servido com iogurte grego e framboesas mas uma bola de gelado também fica sempre bem. Esta receita rende dois bolos lava mas podem facilmente multiplicá-la. Espero que gostem e experimentem!




Ingredientes

120 gr de chocolate com 70% de cacau;

3 c. (sopa) de óleo de côco;

1 c. (chá) de café instantâneo;

2 ovos;

1/4 de chávena de açúcar mascavado;

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

3 c. (sopa) de amido de milho;

iogurte q.b para servir;

framboesas q.b para servir;

cacau q.b para polvilhar.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 200°C e unte com óleo de côco 2 ramequins. De seguida polvilhe-os com cacau em pó e reserve. Comece por derreter em banho-maria o chocolate partido, o óleo de côco e o café e reserve. Uma taça bata os ovos com o açúcar e a baunilha. Adicione o chocolate e bata bem. De seguida, envolva o amido de milho sem bater em demasia. Divida a massa pelos dois ramequins e leve ao forno durante cerca 12 minutos vigiando bem a cozedura. Assim que se formar uma crosta é hora de tirá-los do forno. Passe uma faca em redor do bolo e desenforme de imediato para um prato individual. Sirva quente com iogurte grego ou gelado e algumas framboesas. Polvilhe com mais cacau.


 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 2;

tempo de preparação: 20min + 12min forno;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate.



Até breve,


flor do brownie


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page