top of page
  • flor do brownie

Bolo do caco

Hoje foi dia de fazer pão cá por casa. Tenho experimentado várias receitas - umas com fermento outras sem, umas para amassar outras sem amassar e confesso que tenho gostado dos resultados.



Se numa situação normal de dia a dia laboral faria pão em casa? Não sei, acho que seria uma questão de hábito, mas uma coisa é certa - não há nada como pão caseiro acabadinho de sair do forno barrado com uma generosa dose de manteiga!



Desta vez resolvi experimentar a receita do bolo do caco. É um pão que gosto bastante, bem fofinho, levemente doce e que dá vontade de comer sempre mais um.


Esta receita é simplesmente maravilhosa, com batata doce e resulta num bolinho de caco fantástico e atrevo-me a dizer que é bem melhor do que alguns que se comem por aí.

Fui buscar a receita à Filipa Gomes e acho que a vou repetir várias vezes.


Optei por servi-lo apenas com manteiga mas estão à vontade para fazer uma manteiga de alho para a desgraça ser maior! Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

150 gr de batata doce assada;

150 ml de água morna;

10 gr de fermento de padeiro fresco;

1 c. (sopa) de açúcar;

250 gr de farinha de trigo sem fermento;

1 c. (chá) de sal fino;

farinha q.b para polvilhar.


Modo de preparação

Comece por misturar o fermento com a água e o açúcar e reserve. Coloque na amassadeira ou pode perfeitamente fazer à mão, a farinha, o sal e a batata doce assada sem pele e esmagada e junte a misture do fermento. Amasse durante cerca de 10 minutos. Coloque a massa num recipiente enfarinhado e deixe levedar tapado até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora). Passado esse tempo deite a massa sobre uma bancada enfarinhada amasse mais um pouco, forme um chouriço e corte em 6 pedaços. Achate cada um dos pedaços em forma de disco e deixe-os levedar durante mais 15 minutos. Passado esse tempo aqueça bem uma frigideira e asse os bolos do caco bem enfarinhados, virando-os assim que começarem a ganhar cor. Sirva-os com manteiga.


 

Ficha técnica

prato: pão;

nº porções: 6 pães; tempo de preparação: 30min + 1h15 de repouso; dificuldade: fácil; vegetariano: sim; apto para crianças: sim; ingrediente principal: farinha.

Até breve,

flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page