top of page
  • flor do brownie

Bolachas XL de chocolate e nozes

Se há coisas que nos alegram o dia são umas boas bolachas. Daquelas que não conseguimos comer só uma, daquelas em que nos levantamos vezes sem conta a caminho da cozinha para ir buscar mais uma, daquelas de lamber os dedos e aproveitar cada migalha. Estas bolachas são das tais.



Feitas com uma massa amanteigada de cacau, são repletas de pedaços de chocolate negro e de nozes grosseiramente picados.

Como se não bastasse fiz estas perdições numa versão XL para não termos a desculpa de comer seis ou sete.


Estas bolachas não são daquelas super estaladiças mas sim daquelas pegajosas e que se desfazem na boca. São perfeitas para qualquer hora do dia e garanto-vos que vos vai pôr de sorriso na cara.



Se fizerem a fornada toda e não quiserem arriscar comer todas numa maratona de séries televisivas, podem sempre congelá-las para comer numa outra ocasião.


São feitas numa única taça ou se preferirem num robot de cozinha. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

200 gr de manteiga à temperatura ambiente;

1 chávena e meia de açúcar;

2 ovos;

1 c. (sopa) de extrato de baunilha;

2 chávenas e 1/4 de farinha sem fermento;

3/4 chávena de cacau em pó;

1 c. (chá) bem cheia de bicarbonato de sódio;

1 pitada de sal;

200 gr de chocolate negro grosseiramente picado;

100 gr de nozes grosseiramente picadas.


Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal. Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter uma creme. Adicione os ovos um a um e a baunilha e bata mais um pouco. De seguida, junte a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal e misture tudo. Por fim envolva o chocolate e as nozes. Com a ajuda de uma colher de sopa coloque colheradas de massa no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco antes de retirá-las.


 

Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 20 bolachas XL;

tempo de preparação: 20 min + 15 min cozedura; dificuldade: fácil; vegetariano: sim; apto para crianças: sim; ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page