top of page
  • flor do brownie

Bolachas de gengibre e canela

Hoje trago-vos mais uma receita de bolachas com cheirinho a Natal. Gengibre e canela foram as especiarias escolhidas para fazer estas pequenas maravilhas que digo-vos já de antemão são divinais.


Crocantes por fora e muito pegajosas por dentro, estas bolachas de gengibre e canela são perfeitas para esta época festiva que se aproxima. Só têm um pequeno senão - são muito viciantes e o difícil mesmo vai ser parar de comer!


Estas bolachas devem ser feitas com alguma antecedência pois precisam de umas horas no frigorífico antes de irem ao forno. Esta receita rende bastantes bolachas e se não forem adeptos de bolachas de gengibre podem sempre substitui-lo por mais um pouco de canela. E esqueçam lá as bolachas saudáveis por um dia já que estas são daquelas bem docinhas! Mas um dia não são dias!



Estas pequenas maravilhas são passadas por açúcar e canela e acho que não devem saltar esta etapa pois é ela que lhes vai conferir a crosta crocante que têm. Optei por fazê-las grandes mas podem fazê-las um pouco mais pequenas, tenham apenas em conta o tempo de cozedura.



Ingredientes

350 gr de farinha de trigo sem fermento;

1 c. (chá) de fermento em pó;

2 c. (chá) de canela em pó;

2 c. (chá) de gengibre em pó;

220 gr de manteiga com sal à temperatura ambiente;

150 gr de açúcar amarelo;

150 gr de açúcar branco;

80 gr de mel;

1 ovo;

açúcar e canela q.b para polvilhar.



Modo de preparação

Numa taça mistura a farinha, o fermento, o gengibre e canela e reserve. Num outro recipiente bata bem a manteiga com os açúcares até obter um creme. Adicione o mel e o ovo e bata mais um pouco. Por fim, adicione a farinha o fermento e as especiarias e envolva bem. Leve esta massa ao frigorífico durante cerca de 2 horas. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Com a ajuda de uma colher de sopa molde bolinhas e passe-as por açúcar e canela e leve ao forno durante cerca de 15 a 18 minutos. Deve espassar bem as bolinhas pois ela vão crescer bastante. Deixe-as arrefecer um pouco antes de retirá-las do tabuleiro e guarde-as num recipiente hermético depois de frias.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 24;

tempo de preparação: 20min + 2h frigorífico + 18min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: gengibre e canela.



Até breve,


flor do brownie

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page