• flor do brownie

Barritas de morango com aveia e nozes

Com a época dos morangos a chegar, nada melhor do que usufruir em pleno da sua doçura natural. Desta vez resolvi trazer-vos umas barritas muito simples com uma base de aveia e nozes e um recheio de doce de morango caseiro coberto por um crumble.



Numa versão saudável, estas barritas são perfeitas para um snack sem culpas e saciante. A sua base de aveia combina na perfeição com o recheio intenso de morango. Eu optei por fazer o meu próprio doce de morango e acho que a receita ganha em tudo com isso mas se foram muito preguiçosos podem sempre fazer a receita da base e colocar um doce de morango de compra de qualidade.


Esta receita pode perfeitamente ser adaptada para a versão sem glúten se optarem pelos flocos de aveia que não tenham glúten.


As nozes da base e do crumble conferem ainda um crocante extra a estas barritas, tudo o que se quer num snack a meio da tarde. O resultado são umas barritas de base crocante envolvidas por um doce de morango intenso.

Não esqueçam de guardá-las no frigorífico pois o doce de morango caseiro tem menor capacidade de conservação à temperatura ambiente. Esta receita rende 8 barritas mas podem facilmente multiplicá-la. Espero que gostem e experimentem!




Ingredientes

Base e crumble


3/4 de chávena de nozes;

1/2 chávena de flocos de aveia;

2 c. (sopa) de linhaça moída;

1 c. (chá) de canela;

3 c. (sopa) de mel;

2 c. (sopa) de óleo de côco;

2 c. (sopa) de manteiga de amendoim.



Recheio


250 gr de morangos partidos em pequenos pedaços;

1 c. (sopa) de mel;

1 c. (sopa) rasa de amido de milho;

1 c. (chá) de extrato de baunilha.



Modo de preparação

Comece por fazer o recheio levando ao lume todos os ingredientes e deixe ferver cerca de 15 a 20 minutos até obter um doce ligeiramente espesso e com os morangos desfeitos. Retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal uma forma retangular pequena com cerca de 16cm x 13cm. Num processador coloque todos os ingredientes da base e crumble e processe até obter uma massa pegajosa. Deite cerca de 3/4 da massa na forma, calque bem o fundo e leve ao forno durante 10 minutos. Reserve a restante massa no frigorífico. Passados os 10 minutos retire do forno, deite o doce de morango sobre a base e polvilhe com a restante massa como se de um crumble se tratasse. Leve novamente ao forno por mais 25 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer totalmente, corte no tamanho que desejar e guarde no frigorífico.




Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 8 barritas;

tempo de preparação: 35min + 35min forno;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: morangos.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo