top of page
  • flor do brownie

Um cheesecake de limão e morangos numa versão bem saudável e perfeito para a Páscoa

Bem sei que com a aproximação de épocas festivas todos exageramos um pouco à mesa. E a Páscoa não é exceção! Folares, pão de ló, amêndoas de todas as cores e feitios, ovos e ovinhos fazem as delícias de miúdos e graúdos numa mesa que tem tendência para ser farta.

Além destas delícias tradicionais ainda temos em cada casa aquele docinho extra para nos aguçar ainda mais a gula. Mas este não resolvi optar por algo muito simples - um cheesecake de limão e morangos sem forno numa versão que não poderia ser mais saudável.



Com uma base muito simples de bolacha mari, este cheesecake de sabor delicado a limão é muito cremoso e leva apenas 50 gr de açúcar no seu recheio! Sim leram bem, apenas 50 gr!

Claro que depois vem vestido a preceito para a nossa mesa de Páscoa e nada melhor do que uns belíssimos morangos e para finalizar umas pequenas guloseimas de Páscoa como os coelhos ou os ovinhos de chocolate mas sem grandes exageros! Ahhh e claro que também fiz uma versão mini para depois provar e ver se poderia ser servido, como é óbvio!


Como se isso não bastasse este cheesecake não vai ao forno e é feito num instante, têm apenas de esperar que solidifique um pouco, mas umas 4 a 6 h de frigorífico serão suficientes. Esta é aquela receita de cheesecake que vocês vão querer guardar para qualquer situação de emergência e quem diz morangos diz outra fruta qualquer ou mesmo um docinho caseiro que tenham aí por casa. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes


Base


200 gr de bolacha maria sem adição de açúcares;

3 c. (sopa) de óleo de côco amolecido.



Recheio


5 folhas de gelatina neutra;

6 c. (sopa) de água;

400 gr de queijo creme;

100 gr de iogurte grego natural;

raspa e sumo de 1/2 limão;

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

50 gr de açúcar.



Cobertura


morangos q.b;

decorações de páscoa q.b



Modo de preparação

Comece por forrar com papel vegetal uma forma com cerca de 20 cm de fundo amovível. Num processador coloque as bolachas e o óleo de côco e triture bem até obter uma areia. Deite na forma e calque bem. Leve ao frigorífico. Entretanto coloque as folhas de gelatina de molho em agua fria durante cerca de 5 minutos. Passado esse tempo escorra bem e junte 6 c. (sopa) de água e leve ao lume baixo ou ao microondas apenas para derreter e deixe arrefecer. Bata o queijo creme com o iogurte grego, o sumo e a raspa de limão, a baunilha e o açúcar e, por fim, a gelatina em fio . Misture tudo bem e deite na forma. Leve ao frigorifico durante umas 6 h. Passado esse tempo desenforme e decore com morangos e decorações de páscoa.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 8;

tempo de preparação: 20min + 6h frigorífico;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: limão e morangos.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page