• flor do brownie

Um bolo de chocolate dos diabos!

Se vocês são daquelas pessoas que não resistem a um belo docinho com chocolate, se não conseguem passar um dia sem o vosso quadradinho ou se já estão a pensar na próxima sobremesa que vão fazer e/ou comer que contenha este maravilhoso ingrediente então esta receita é para vocês! Sim meus queridos chocoólicos esta receita vai ser a vossa favorita dos próximos tempos.



Feito com uma massa densa mas bem húmida e com sabor intenso a chocolate, este bolo é recheado e coberto por uma ganache bem rica também ela com um sabor bem intenso a chocolate.

Como se isso não bastasse, este bolo aguenta perfeitamente vários dias no frigorífico sem ficar seco - isto se vocês conseguirem resistir-lhe!


Esta receita rende um bolo de duas camadas bem grande, perfeito para aquele almoço de fim de semana em família e podem também fazê-lo de véspera sem pressas nem correrias. Não se esqueçam que quanto melhor o vosso chocolate melhorar será o vosso bolo. Pecaminoso, decadente e perfeito, este devil´s food cake é um bolo de chocolate dos diabos! Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes

Bolo


80 gr de cacau em pó;

300 gr de açúcar amarelo;

1 c. (sopa) de café instantâneo;

300 ml de água a ferver;

300 gr de manteiga à temperatura ambiente;

150 gr de chocolate negro grosseiramente picado (usei com 70% de cacau);

6 ovos grandes;

1 c. (sopa) de extrato de baunilha;

220 gr de farinha de trigo sem fermento;

1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;

1 c. (chá) de fermento em pó;

1 pitada de sal.



Recheio e cobertura


300 gr de chocolate negro grosseiramente picado (usei com 70% de cacau);

2 pacotes de natas gordas (cerca de 400 ml).



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga duas formas redondas com cerca de 22 cm e forre o fundo com papel vegetal untando-o também. Comece por misturar o cacau com o açúcar e o café. Adicione a água a ferver, misture tudo e reserve. Leve abolo. PecaPecPeP um tacho com a manteiga e derreta-a. Retire do lume, adicione o chocolate negro e mexa bem para derreter totalmente. Deite o chocolate derretido numa tigela, adicione a mistura de cacau, café, açúcar e água e sem parar de bater adicione os seis ovos e o extrato de baunilha. Com a ajuda de uma peneira junte a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e envolva tudo sem bater em demasia. Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Entretanto prepare o recheio e cobertura levando ao lume as natas para aquecerem bem mas sem deixar ferver. Retire do lume e adicione o chocolate picado e mexa com uma vara de arames até estar totalmente derretido. Deixe o bolo e a ganache arrefecerem totalmente. Para montar coloque num prato um dos bolos, coloque cerca de 1/4 da ganache por cima, coloque o outro bolo e, por fim, cubra o bolo com a restante ganache. Leve ao bolo ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos antes de servir.





Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 16;

tempo de preparação: 40min + 30min cozedura + 30min frigorífico;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo