top of page
  • flor do brownie

Quadrados de laranja sem glúten

Hoje trago-vos mais uma receita sem glúten. Tenho feito algumas experiências na minha cozinha com farinhas sem glúten e tenho gostado bastante dos resultados obtidos.


Desta vez fiz uns quadrados de laranja com uma massa amanteigada na massa e um recheio bem cremoso como se fossem umas pequenas tartes. O resultado é divinal.



Gulosas, crocantes na base, cremosas por cima e com uma sabor intenso a laranja. Podem também experimentar esta receita com limão pois certamente ficaram divinais.

Optei por utilizar farinha de arroz na base e amido de milho no recheio. Podem sempre utilizar farinha de trigo se assim o preferirem. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Base


2 chávenas de farinha de arroz;

200 gr de manteiga à temperatura ambiente;

1/2 chávena de açúcar;

1 pitada de sal.


Recheio


sumo e raspa de 3 laranjas;

1 chávena e meia de açúcar;

1/4 chávena de amido de milho;

1 c. (chá) de fermento em pó;

4 ovos.


Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal. Comece por fazer a base batendo a manteiga com o açúcar, a farinha e o sal. Coloque a massa no tabuleiro alisando e calcando para cobrir todo o fundo. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Retire do forno para arrefecer um pouco mas não desligue o forno. Entretanto bata todos os ingredientes do recheio até ficar uma mistura homogénea e deite sobre a base. Leve novamente ao forno por mais 20 a 25 minutos. Deixe arrefecer totalmente antes de cortar em quadrados.


 

Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 15 quadrados;

tempo de preparação: 20min + 25min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: laranja.


Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page