top of page
  • flor do brownie

Pudins merengados de côco e limão

Bem sei que o côco não é o ingrediente preferido para muita gente mas quando se gosta não há nada como uma deliciosa sobremesa repleta deste ingrediente tão versátil. E como o côco e o limão andam sempre de mãos dadas hoje resolvi trazer-vos estes dois ingredientes nuns pudinzinhos bem gulosos.



Estes pudins são muito simples de fazer e optei por doses individuais mas podem perfeitamente fazer um pudim XL. São tão simples que só precisam de um liquidificados para misturar todos os ingredientes e levar ao forno. Mais simples é impossível!


Claro que depois temos a parte gulosa destes pudins - o merengue! Esta nuvem branca e arejada vai fazer toda a diferença nos vossos pudins. Com uma base densa e fresca de sabor cítrico e um incrível aroma a côco, estes pudins são abençoados com este incrível merengue que se desfaz em cada colherada!


Esta receita foi inspirada nuns pudins merengados de limão da Donna Hay. Optei por fazê-los com açúcar de côco para lhes dar um aroma mais intenso mas podem usar açúcar branco. No meu caso fiz uma versão totalmente sem glúten perfeita para celíacos. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Pudins


350 ml de leite;

30 gr de côco ralado;

25 gr de manteiga derretida;

1 ovo;

2 gemas;

1 c. (sopa) bem cheia de amido de milho;

100 gr de açúcar de côco;

sumo e raspa de 1 limão médio.



Merengue


2 claras;

70 gr de açúcar branco.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 160°C e prepare 4 forminhas que possam ir ao forno. Coloque no liquidificado todos os ingredientes dos pudins e misture bem. Deite o massa em cada uma das forminhas e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Retire do forno e reserve e suba a temperatura para os 220°C. Entretanto faca o merengue batendo as claras. Quando comecarem a formar uma espuma branca adicione o açúcar colher a colher e bata durante cerca de 10 minutos. Deite colheradas de merengue sobre os pudins e leve de novo ao forno por mais 5 minutos apenas paravdourarem. Retire deixe arrefecer e guarde no frigorífico até à hora de servir.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 4;

tempo de preparação: 15min + 30min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: côco.



Até breve,


flor do brownie



Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page