top of page
  • flor do brownie

O bolo de chocolate que sai sempre bem!

Quem não gosta de bolo de chocolate? Se calhar contamos pelos dedos de uma mão as pessoas que conhecemos que nos respondem sem qualquer sombra de dúvida que não gostam desta maravilha. Mas será que gostamos de todos os bolos de chocolate? Quem nunca cobiçou uma bela fatia de bolo de chocolate e depois quando o provou torceu o nariz? Era seco, desengraçado, demasiado doce ou sabia a frigorífico?



Este bolo que vos trago hoje vai satisfazer todos os vossos desejos por bolo de chocolate. Para começar não se esqueçam que um bom bolo de chocolate só se faz com bons ingredientes. Cacau e chocolate de qualidade superior vão fazer toda a diferença no vosso resultado final! E não o deixem cozer em demasia - ninguém merece um bolo de chocolate seco que nos empanturre a cada dentada!



Posto isto, o bolo de chocolate que sai sempre bem é húmido por dentro, amanteigado, desfaz-se a cada dentada e é finalizado por uma deliciosa cobertura que vocês vão querer fazer vezes sem conta para as vossas sobremesas. Eu optei por chocolate negro na cobertura mas um bom chocolate de leite certamente que ficará também muito bem! Se por acaso o vosso bolo se partir a desenformar podem sempre servi-lo em taças com a cobertura ainda morna e vão ver que o resultado é divinal!

Aconselho a guardarem o que vos sobrar da cobertura e aqueçam-na ligeiramente para colocarem um pouco mais em cada fatia. Eu ainda servir o meu com um pouco de iogurte grego natural e uma framboesa só para o tornar ainda mais guloso. Espero que gostem e experimentem o bolo de chocolate que sai sempre bem!



Ingredientes


Bolo


1 chávena de farinha de trigo sem fermento;

1 c. (chá) de fermento em pó;

1/4 de chávena de cacau em pó;

1 pitada de sal;

1 chávena de manteiga à temperatura ambiente;

1 chávena de açúcar;

4 ovos médios;

1 c. (chá) de café instantâneo;

1/3 chávena de iogurte natural.



Cobertura


150 gr de chocolate negro com cerca de 50% de cacau;

2 c. (sopa) de manteiga;

8 c. (sopa) de leite;

iogurte e frutos vermelhos q.b para servir.



Modo de preparação

Comece por aquecer o forno a 180°C e unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma retangular de bolo inglês. Peneire para uma taça a farinha, o cacau, o fermento e o sal e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione os ovos um a um, o café e o iogurte. Por fim, envolva a mistura de farinha e cacau sem bater em demasia e deite na forma. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Retire deixe arrefecer um pouco e desenforme. Entretanto prepare a cobertura levando o chocolate, a manteiga e o leite ao lume em banho maria derretendo. Se quiser uma cobertura mais espessa ponha menos leite. Deite sobre o bolo ainda morno. Na altura de servir decore com um pouco de iogurte grego natural, frutos vermelhos e mais um pouco de cobertura. O que sobrar guarde no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 12;

tempo de preparação: 40min + 45min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page