top of page
  • flor do brownie

Muffins de limão e iogurte com crumble

A receita de hoje não poderia ser mais simples - muffins de limão e iogurte! Mas não são uns muffins quaisquer, têm no seu topo um crocante crumble também ele enriquecido com limão.


Reparei ao rever algumas das receitas aqui no blog que já não publicava uma de muffins há algum tempo. Se me perguntarem porquê? Confesso que nem eu sei, provavelmente não se proporcionou e tenho ainda tantas receitas que gostava de partilhar convosco que nem imaginam!



Assim, e para um regresso em grande de uns belos muffins, nada como uns belíssimos e bem gordinhos muffins de limão e iogurte com crumble.


Com uma massa bem fofinha e de sabor cítrico intenso, estes muffins levam no seu topo um crumble crocante e muito generoso que os torna ainda mais gulosos.


Como se isso não bastasse, esta receita é tão simples de fazer que se tornam perfeitos para os lanches da semana. E como amanhã já é dia de trabalho vamos lá ter tudo organizado para a semana perfeita com um focinho. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Crumble


2/3 de chávena de farinha sem fermento;

1/3 de chávena de açúcar;

3 c. (sopa) de manteiga com sal derretida;

raspa de 1/2 limão.



Muffins


2 chávenas e meia de farinha sem fermento;

2 c. (chá) de fermento em pó;

1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;

1 chávena de açúcar;

raspa de 2 limões;

sumo de 1 limão;

1/3 de chávena de manteiga com sal derretida;

1/3 de chávena de óleo vegetal;

1 chávena de iogurte grego natural;

2 ovos;

1 c. (chá) de extrato de baunilha.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro de muffins. Comece por preparar o crumble misturando todos os ingredientes com a ponta dos dedos e reserve no frigorífico. Num taça misture a farinha o fermento e o bicarbonato e reserve. Numa outra taça misture o açúcar o sumo e a raspa de limão, de seguida adicione a manteiga derretida, o óleo, o iogurte, os ovos um a um e a baunilha. Bata até obter uma mistura homogénea e adicione a farinha envolvendo sem bater em demasia. Divida a massa pelas formas de muffins e, por fim, deite colheradas de crumble em cada um cobrindo bem a massa. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 9 muffins;

tempo de preparação: 25min + 25min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: limão.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page