top of page
  • flor do brownie

Mousse de morangos numa versão mais saudável e descomplicada

Com a primavera a dar sinais da sua graça, nada melhor do que sobremesas fresquinhas e fáceis de fazer. E a fruta é sempre o ingrediente de eleição para fazer estas maravilhas.

Hoje resolvi trazer-vos uma mousse muito simples e bem leve feita com os nossos adorados morangos. Esta mousse é feita em duas etapas - primeiro fazemos um doce de morango num abrir e fechar de olhos que é perfeito para usar nesta sobremesa ou em gelados, panquecas, crepes ou simplesmente comer à colher com iogurte e no final fazemos a mousse propriamente dita que é envolvida em parte deste doce.



O resultado final é uma sobremesa muito leve e fresca que não vos vai deixar com culpa na consciência. Optei por fazer em tacinhas individuais que acho que resultam bem melhor. Esta receita rende facilmente 4 doses ou se forem muito gulosos duas doses bem generosas. Podem facilmente duplicar a receita e fazê-la de véspera se assim o desejarem.

Com esta receita base podem sempre utilizar outras frutas como pêssegos, manga, mirtilos ou figos porque não? Experimentem e digam-me o que acharam!



Ingredientes

500 gr de morangos cortados em pedaços;

sumo de 1/2 limão;

3 c. (sopa) de açúcar mascavado;

150 gr de queijo creme;

150 gr de iogurte grego natural;

2 c. (sopa) de mel;

1 c. (café) de extrato de baunilha;

2 folhas de gelatina neutra.



Modo de preparação

Comece por fazer o doce de morangos, colocando-os num tacho com o sumo de limão e o açúcar mascavado. Leve ao lume médio e deixe os morangos desfazerem mexendo de vez em quando, cerca de 15 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer. Deite cerca de 2/3 do doce de morangos em tacinhas individuais e leve-as ao frigorífico. Entretanto coloque as folhas de gelatina demolhadas em água fria durante cerca de 5 minutos. Passado esse tempo escorra as folhas e leve-as a derretendo microondas ou em lume baixo e reserve. Numa taça bata o queijo creme com o iogurte, o mel, o extrato de baunilha e o restante doce de morango. Por fim, adicione a gelatina derretida em fio e bata mais um pouco. Divida a mousse pelas tacinhas individuais e leve de novo ao frigorífico durante pelo menos 3 horas.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 4 doses;

tempo de preparação: 25min + 3h frigorífico;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: morangos.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page