top of page
  • flor do brownie

Mini tartes de limão numa versão mais saudável

Quem não gosta de tartes? Aquela base deliciosa amanteigada e crocante com todos aqueles recheios maravilhosos! Podíamos comê-las todos os dias não podíamos? A pensar nisso resolvi trazer-vos umas mini tartes de limão numa versão mais saudável e também sem glúten que podem comer sem culpa mas não se esqueçam que não pode ser todos os dias!



Para a base optei por amêndoas que só por si conferem aquela textura crocante. São adoçadas com mel para uma versão mais ligeira. Quanto ao recheio optei por repetir aquele maravilhoso creme de limão que usei nas barritas de limão já aqui publicadas lembram-se? Cremoso, ácido e doce, este recheio é a opção perfeita para estas mini tartes. Este recheio também é adoçado com mel. E assim obtemos umas mini tartes deliciosas, um pouco mais saudáveis, sem açúcar processados e totalmente sem glúten!

Estas pequenas delícias são finalizadas com um pouco de iogurte grego natural mas podem optar por natas, creme de côco, gelado ou simplesmente um pouco de açúcar em pó. Esta receita rende cerca de 6 doses generosas e se quiserem podem optar por fazer uma tarte familiar. Não usem uma forma com mais de 18 cm e não se esqueçam de forrar com papel vegetal e optar por um fundo amovível. Espero que gostem e experimentem!




Ingredientes


Base


250 gr de amêndoa com pele;

4 c. (sopa) de mel;

2 c. (sopa) de óleo de côco derretido;

1 pitada de sal.



Recheio


3 ovos;

1/2 chávena de iogurte natural;

1/3 chávena de mel;

1/3 chávena de sumo de limão;

raspa de 1 limão;

2 c. (sopa) de amido de milho;

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

iogurte grego natural q.b para servir.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 160°C e prepare 6 forminhas de tarte untando-as com óleo de côco ou uma forma grande de fundo amovível com cerca de 18 cm e forrada com papel vegetal. Comece por fazer a massa colocando no processador as amêndoas e triturando bem. Adicione o mel, o óleo de côco e o sal e processe mais um pouco. Coloque a base nas formas e calque bem com os dedos. Leve ao forno durante cerca de 8 minutos e reserve. Entretanto coloque todos os ingredientes do recheio no processador e bata bem. Deite o recheio nas formas e leve novamente ao forno por mais 25 a 30 minutos. Deixe-os arrefecer totalment, leve-as ao frigorífico e na altura de servir decore com um pouco de iogurte grego natural.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 6 mini tartes;

tempo de preparação: 30 min + 35 min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: limão.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page