• flor do brownie

Brownies com doce de leite salgado

A receita que vos trago hoje é daquelas para fazer e partilhar pois correm o risco de comer uma fornada completa numa tarde de preguiça em casa. Se os brownies por si só já são incrivelmente maravilhosos agora imaginem esses mesmos brownies cobertos por colheradas de doce de leite polvilhado com flor de sal! Estão a conseguir imaginar a maravilha que estes quadrados são?



E desenganem-se os menos gulosos que já devem estar a pensar que estes brownies são demasiado doces ou enjoativos. O equilíbrio entre a intensidade do cacau do brownie e o doce de leite e a flor de sal resultam numa combinação perfeita tornando-os suficientemente gulosos sem se tornarem enjoativos.

Esta receita de brownies leva apenas cacau e não chocolate negro em tablete como os originais tornando-os um pouco mais densos e menos húmidos mas como temos uma cobertura bem húmida e deliciosa de doce de leite não vão sentir falta do chocolate negro.



E como já estamos a caminhar a passos largos para o natal guardem a receita para os fazerem para a vossa mesa festiva. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

250 gr de manteiga com sal à temperatura ambiente;

200 gr de açúcar branco;

120 gr de açúcar amarelo;

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

4 ovos grandes;

125 gr de farinha de trigo sem fermento;

1 c. (chá) de fermento em pó;

1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio

125 gr de cacau em pó;

300 gr de doce de leite ou leite condensado cozido;

1 c. (sopa) de água;

flor de sal q.b para polvilhar.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Comece por peneirar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o cacau para um recipiente e reserve. Numa taça bata a manteiga com os açúcares e a baunilha até obter uma mistura cremosa. Adicione os ovos um a um e continue a bater. Adicione os ingredientes secos peneirados e envolva bem sem bater em demasia. Deite a massa no tabuleiro e reserve. Num tacho coloque o doce de leite ou leite condensado cozido e a água e leve avolume mexendo sempre com uma vara de arames para o deslaçar. Deite colheradas de doce de leite sobre a massa dos brownies e com a ajuda de uma faca crie um marmoreado. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos, polvilhe com um pouco de flor de sal e leve de novo ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe-os arrefecer totalmente antes de cortar.





Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 15;

tempo de preparação: 20min + 35min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: cacau e doce de leite.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo