top of page
  • flor do brownie

Bolo de mirtilos e limão

Não há nada melhor do que aquele cheirinho a bolo acabado de fazer a inundar a nossa cozinha. Melhor que isso só mesmo cortar uma fatia com ele ainda morno. E para ser delicioso, o bolo não precisa de ser complicado de fazer nem levar muitos ingredientes.


Esta receita é bem exemplo disso. Um bolo simples, que se faz numa só taça, com ingredientes habituais na nossa despensa, sem complicações e incrivelmente saboroso.


Com uma massa amanteigada, este bolo tem um aroma delicioso a limão na sua base e é invadido por uma quantidade bem generosa de mirtilos frescos que libertam das suas cores vibrantes durante a cozedura. E quem diz mirtilos, diz qualquer outra fruta. Com esta receita de bolo podem adicionar a fruta que mais gostarem ou aquela que tiverem por casa, preferencialmente fresca.


Este bolo é perfeito para comer a qualquer hora do dia ou mesmo levarem na mala para o vosso lanche. Se fizerem com outras frutas não esqueçam de me mandar foto. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

1/2 chávena de manteiga derretida;

2/3 de chávena de leite;

2 ovos;

1 c. (chá ) de extrato de baunilha;

raspa de 1 limão;

1/2 chávena de açúcar amarelo;

1 chávena e meia de farinha de trigo sem fermento;

1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;

1/2 c. (chá) de canela;

2 chávenas de mirtilos frescos;

açúcar em pó q.b para polvilhar.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C, forre com papel vegetal o fundo de uma forma redonda de fundo amovível e unte com manteiga. Numa taça bata a manteiga com o leite, os ovos, a baunilha, a raspa de limão e o açúcar. De seguida, adicione a farinha, o fermento a canela, envolvendo sem bater em demasia. Deite a massa na forma e por cima coloque os mirtilos. Leve ao forno durante cerca 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco, desenforme e, depois de frio, polvilhe com açúcar em pó.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 8;

tempo de preparação: 20min + 40min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: mirtilos.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page