top of page
  • flor do brownie

Bolinhos dos Santos

Apesar de toda esta azáfama em volta do Halloween, por aqui, neste dia, é frequente celebrar-se o dia de todos os Santos com os tradicionais bolinhos dos Santos que nalgumas regiões do nosso país serviam para pedir o pão por Deus de casa em casa. São bolinhos muito simples que duram dias e dias tornando-se ainda melhores nos dias seguintes à sua confecção.


Existem inúmeras variações nestes bolinhos. Uns mais doces outros mais ricos mas todos eles são uma presença comum por esta altura do ano. Estes bolinhos que vos trago hoje são feitos pela minha mãe há muitos anos de uma receita bem antiga de uma teleculinária de 1987.



São uns bolinhos muito aromáticos de canela e de erva-doce, que sabem ainda melhor nos dias seguintes. Esta receita rende muitos bolinhos que podem perfeitamente congelar se quiserem para irem comendo ao longo do ano. A minha mãe costuma fazê-los simples mas por vezes também os enriquece com nozes. Há também quem lhes adicione sultanas. Confesso que gosto deles de qualquer maneira e com uma chávena de chá não há lanche melhor.


E por aí? Também se fazem bolinhos dos Santos? Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes

2 kg de farinha de trigo sem fermento peneirada;

60 gr de fermento de padeiro;

150 gr de manteiga;

600 gr de açúcar amarelo;

1 c. (sopa) de canela em pó;

1 c. (sopa) de erva doce (opcional);

raspa de 2 limões;

6 ovos;

1 gema de ovo para pincelar;

150 gr de nozes grosseiramente picadas (opcional);

água q.b;

sal q.b.


Modo de preparação

Dissolva o fermento em meia chávena de água tépida, amasse-o com 500 gr de farinha e mais água, a suficiente para obter a consistência de uma massa de pão. Coloque este fermento num alguidar e deite-lhe por cima a restante farinha. Quando a farinha começar a crescer junte-lhe um pouquinho de sal, a raspa dos limões, a canela, a erva-doce (se gostarem), o açúcar, a manteiga derretida, as nozes se desejarem e os ovos batidos e comece a amassar tudo, acrescentando água suficiente para ficar com a consistência de massa de pão, um nadinha mais rija (descrição da teleculinária de 1987!). Bata bem a massa, depois cubra-a com um pano e deixe levedar cerca de hora e meia. Pré-aqueça o forno a 180°C. Molde depois bolas do tamanho de bolas de ténis, coloque-as em tabuleiros e pincele-as com a gema e leve-as a cozer durante cerca de 30 minutos mas a partir dos 25 minutos vão vigiando os vossos bolinhos. Depois de frios guarde-os num saco de pano para pão.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: muitos;

tempo de preparação: 40min + 90min repouso + 30min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: canela e erva-doce.



Até breve,


flor do brownie
0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page