• flor do brownie

Bolinhos de beterraba e cacau feitos com recheio e cobertura de queijo creme e framboesas

Costumamos dizer que os olhos também comem. E numa sobremesa esta frase não poderia ser mais verdadeira.


Vocês sabem que gosto de fazer doces pouco complicados mas o equilíbrio de sabores nunca pode faltar.


E se aprimorarmos o seu aspecto, podemos transformar uma simples sobremesa, num estrondoso final para um jantar especial por exemplo.



Hoje foi dia de me dedicar à decoração destes deliciosos bolinhos. Mas não se enganem que não é nada de complicado.


São simples bolinhos de beterraba e cacau feitos com farinha de espelta e cobertos e recheados com queijo creme e framboesas.


Com intenso sabor a cacau e bem húmidos, estes bolinhos são enriquecidos com um maravilhoso recheio e cobertura de queijo creme e framboesas.


Se não encontrarem farinha de espelta podem perfeitamente usar farinha de trigo. Apesar do seu ar altamente pecaminoso, estes mini bolos são bem saudáveis, integrais, com baixo teor de gordura e açúcar.


Optei por fazê-los com dois aros com cerca de 6 cm cada mas se não tiverem podem sempre fazer numa forminha de muffins, num ramequin ou simplesmente num pequeno pirex que possa ir ao forno.


Espero que gostem e experimentem esta receita e feliz dia dos namorados!


Ingredientes

Bolo


1/2 chávena de farinha de espelta;

1/4 chávena de cacau em pó;

1 c. (chá) de fermento em pó;

1 c. (chá) de bicarbonato de sódio; 1 pitada de sal;

1/3 chávena de açúcar mascavado;

1 ovo;

1 c. (sopa) de óleo de côco;

1 c. (café) de essência de baunilha;

1 beterraba pequena (cerca de 100 gr) triturada com 2 c. (sopa) de água.

Recheio e cobertura


150 gr de queijo creme magro;

1 c. (sopa) de sumo de beterraba;

1 c. (sopa) de mel;

1 c. (café) de essência de baunilha;

150 gr de framboesas frescas;

2 morangos desidratados para decorar.


Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare dois aros com cerca de 6 cm untando-as com manteiga e colocando-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Misture a farinha de espelta, o cacau, o fermento, o bicarbonato e a pitada de sal e reserve. Bata o ovo com o açúcar, o óleo de côco e a baunilha. Junte a beterraba previamente escorrida num coador, reservando o seu sumo (que vai precisar para o recheio). Misture este creme aos ingredientes secos sem bater em demasia e divida a massa pelos aros. Leve ao forno durante cerca de 15 a 18 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer totalmente. Entretanto prepare o recheio batendo o queijo creme com o mel, a baunilha e o sumo de beterraba. Depois de frio corte cada bolo em três. Monte o bolo colando num prato uma fatia de bolo, de seguida um pouco do queijo creme, um pouco de framboesas partidas, coloque mais uma fatia de bolo, mais um pouco de queijo creme e de framboesas partidas. Termine com a última fatia de bolo e mais um pouco de queijo creme cobrindo-o na totalidade. Repita o processo para o outro bolo. Rale um morango desidratado sobre cada bolo e decore com mais algumas framboesas.


Ficha técnica

prato: sobremesa; nº porções: 2 bolinhos; tempo de preparação: 30min + 18min cozedura; dificuldade: fácil; vegetariano: sim; apto para crianças: sim; ingrediente principal: beterraba. Até breve,

flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo