top of page
  • flor do brownie

Bolachas de cacau sem glúten recheadas com creme de mascarpone e canela

Costuma acontecer-vos irem fazer uma receita e sair algo totalmente diferente? Na minha cozinha é habitual e estas bolachas são bem o exemplo disso.


A minha ideia era fazer umas simples bolachas com pepitas de chocolate com uma receita bem básica mas quando vou juntar a farinha encontrei uns pequenos indesejados bichos na embalagem que por acaso até estava fechada!!



Como já tinha a receita numa fase avançada com um belo creme de manteiga e açúcar resolvi improvisar com o que tinha no armário e usei o nosso amigo amido de milho e não é que o resultado foi melhor do que o esperado!


Estas bolachas de cacau têm uma crosta bem crocante por fora mas o seu interior é pegajoso lembrando os brownies de chocolate. Como se não bastasse resolvi recheá-las com um suave creme de queijo mascarpone adoçado com um pouco de mel e aromatizado com canela.


O resultado são estas pequenas maravilhas bem gulosas, de comer e chorar por mais e perfeitas para quem não consome glúten. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Bolachas


350 gr de amido de milho;

50 gr de cacau em pó;

1 c. (chá) de fermento em pó;

1 pitada de sal;

175 gr de manteiga à temperatura ambiente;

250 gr de açúcar;

1 ovo;

1 gema;

1 c. (chá) de extrato de baunilha.



Recheio


250 gr de queijo mascarpone;

1 c. (sopa) de mel;

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

1 c. (chá) de canela.


Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Comece por peneirar o amido de milho, o cacau, o fermento e o sal e reserve. Numa taça bata a manteiga com o açúcar durante cerca de 2 minutos até obter uma mistura bem cremosa. Adicione o ovo, a gema e a baunilha e bata mais um pouco. Por fim, junte os ingredientes secos peneirados sem bater em demasia. Molde bolinhas de massa e coloque no tabuleiro. Com um garfo molhado calque cada bolinha e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe-as arrefecer completamente. Entretanto prepare o recheio batendo o queijo mascarpone com o mel, a baunilha e a canela. Coloque uma colher de sobremesa de recheio em cerca de metade das bolachas e cubra-as com as outras metades. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermético.


 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 12 bolachas recheadas;

tempo de preparação: 20min + 20min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: cacau.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page