top of page
  • flor do brownie

Pão de ló recheado com doce de morango e com cobertura de queijo creme e iogurte

Com a Páscoa já amanhã nada melhor do que ter a sobremesa já preparada para o almoço. Bem sabemos que este ano será um almoço bem diferente, limitado ao nosso agregado familiar mas não menos saboroso. Este ano acabei por não fazer nenhum folar e optei pela nossa velhinha receita do pão de ló. Uma receita bem simples que é sempre vencedora e perfeita para fazer umas pequenas inovações.



Recheei este maravilhoso pão de ló com um doce de morango caseiro e fiz uma cobertura bem simples de queijo creme e iogurte. Nada de muito extravagante, nada de muito doce mas bem guloso.


O resultado foi um bolinho bem fofo com um leve sabor a limão, enriquecido por um doce de morango bem fresco e uma cobertura leve de queijo creme. Acabei por decorá-lo com uns morangos e mais uns miminhos da Páscoa.

Já sabem que gosto sempre de fazer um bolinho em formato mini para as minhas fotos e claro está fazer o indispensável controlo de qualidade antes de servi-lo. Espero que gostem e experimentem e uma feliz Páscoa!




Ingredientes

Bolo


5 ovos;

120 gr de açúcar;

raspa de 1 limão;

120 gr de farinha sem fermento;

1 c. (chá) de fermento em pó.



Recheio


600 gr de morangos cortados em pedaços;

sumo de 1 limão;

100 gr de açúcar.



Cobertura


200 gr de queijo creme;

200 gr de iogurte grego natural;

3 c. (sopa) de mel;

1 c. (chá) de extrato de baunilha.



Modo de preparação

Comece pelo bolo - pré-aqueça o forno a 170ºC e forre com papel vegetal o fundo de uma forma de fundo amovível com cerca de 18 cm e unte com manteiga a lateral e o fundo. Bata os ovos com o açúcar e a raspa de limão durante cerca de 10 minutos até obter um creme bem volumoso e esbranquiçado. Adicione a farinha e o fermento previamente peneirados e envolva com uma colher de pau sem bater em demasia. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Desligue o forno e deixe o pão de ló por mais 10 minutos dentro do forno. Retire e deixe arrefecer totalmente. Entretanto prepare o doce de morango levando ao lume os morangos, o sumo de limão e o açúcar. Deixe ferver em lume médio-baixo durante cerca de 20 minutos mexendo de vez em quando, até obter uma consistência de doce. Deixe arrefecer totalmente. Quando o pão de ló estiver totalmente frio prepare a cobertura misturando com a batedeira o queijo creme com o iogurte, o mel e a baunilha e reserve. Divida o pão de ló em 3 porções iguais. Coloque num prato uma porção, de seguida cerca de metade do doce de morango sem ultrapassar os limites do pão de ló, de seguida coloque outra porção de pão de ló, coloque o restante doce de morango e finalize com a última porção de pão de ló. Coloque a cobertura e espalhe bem pelo topo e laterais do bolo com a ajuda de uma faca ou espátula. Decore a gosto e leve ao frigorífico até à hora de servir.


 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 10;

tempo de preparação: 1h + 40min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: morangos.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page