• flor do brownie

Mini tartes de castanha e chocolate

Castanhas e chocolate são dois ingredientes que combinam na perfeição, por isso, resolvi juntá-los numas deliciosas mini tartes que são muito simples de fazer e nem sequer precisam de ir ao forno.



Esta receita rende duas mini tartes bem jeitosas que dão perfeitamente para quatro pessoas mas podem duplicar a receita e fazer uma tarte grande.


A base da tarte é de bolacha e neste caso optei por usar bolacha maria mas podem usar bolachas de canela, bolachas digestivas ou mesmo bolachas de chocolate. Como recheio temos um maravilhoso creme de castanhas e a tarte é finalizada por chocolate derretido e um pouco de flor de sal se gostarem.


Depois é só devorar. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes

Base


125 gr de bolacha maria;

50 gr de manteiga derretida.

Recheio


400 gr de castanhas assadas e descascadas;

4,5 dl de água;

1/2 vagem de baunilha;

3 c. (sopa) de açúcar mascavado;

1 pitada de sal.

Cobertura


80 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);

1 c. (sopa) rasa de manteiga;

flor de sal q.b.



Modo de preparação

Comece por fazer a base das tartes triturando num processador as bolachas. Deite a bolacha triturada numa tigela e adicione a manteiga derretida. Mexa bem e divida a base por duas formas individuais de tarte calcando bem com as costas de uma colher. Leve ao frigorífico as tarteiras durante 20 minutos. Entretanto prepare o creme de castanhas colocando num tacho as castanhas, a água, as sementes da vagem de baunilha, o açúcar e o sal e leve ao lume deixando ferver durante cerca de 20 minutos. Passado esse tempo retire do lume deite tudo num processador e triture bem até obter um creme homogéneo deixe arrefecer um pouco. Divida o creme de castanhas pela base de bolacha e alise. Leve de novo ao frigorífico. Entretanto derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Deixe arrefecer um pouco e deite sobre o creme de castanhas. Salpique com flor de sal e sirva de imediato ou reserve no frigorífico.



Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 2 mini tartes;

tempo de preparação: 40min;

dificuldade: fácil;

apto para crianças: sim;

vegetariano: sim;

ingrediente principal: castanhas e chocolate.

Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo