top of page
  • flor do brownie

Bolo mágico de limão e baunilha

Para quem não sabe, o bolo mágico é uma espécie de bolo pudim constituído por diferentes texturas - uma base com uma consistência de pudim, uma camada intermédia bastante fina que lembra um leite creme e, por último, no topo um bolo com uma massa bem fofinha.



É muito simples de confecionar e o segredo está na proporção entre a farinha e o leite. Num bolo comum temos habitualmente uma quantidade superior de farinha mas neste bolo mágico acontece o contrário, temos uma quantidade superior de leite.

Esta massa fica muito leve e quando estamos a fazê-lo faz lembrar a consistência da massa dos crepes.


Na parte final do bolo devem ter especial cuidado a envolver as claras em castelo para não perder a sua leveza.



Este bolo mágico é de baunilha e limão mas existem outras versões como por exemplo chocolate e café que prometo trazer-vos um dia destes.


Neste bolo é muito importante forrarem com papel vegetal a forma que utilizarem para que ele possa crescer e ficar bem bonito. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

3/4 de chávena de farinha com fermento; 3/4 de chávena de açúcar; 4 ovos; 1 chávena e 3/4 de leite morno; 1/4 chávena de sumo de limão; raspa de meio limão; 125 gr de manteiga derretida; sementes de 1/2 vagem de baunilha; açúcar em pó q.b para polvilhar.


Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma rectangular com papel vegetal, previamente untada com manteiga. Separe as gemas das claras e comece por bater as claras em castelo e reserve. Num outro recipiente bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura bem cremosa (cerca de 5 minutos). Adicione o leite, o sumo e a raspa de limão a baunilha e a farinha. Por último, envolva as claras batidas em castelo sem bater em demasia. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Deixe arrefecer totalmente antes de desenformar. Polvilhe com açúcar em pó e corte em quadrados. Guarde no frigorífico o que sobrar (se sobrar!).

 


Ficha técnica

prato: sobremesa; nº porções: 12 quadrados; tempo de preparação: 20min + 50min cozedura; dificuldade: fácil; vegetariano: sim; apto para crianças: sim; ingrediente principal: baunilha e limão.

Até breve,

flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page