top of page
  • flor do brownie

Bolo invertido de ameixas caramelizadas

Quem não gosta de um belíssimo bolo invertido? Presente em tantas mesas festivas estes bolos virados de cabeça para baixo foram inspirados na famosa tarte tatin também ela uma tarte invertida.


De ar vistoso, estes bolos são muito simples de confeccionar e revelam bem a sua versatilidade pois podem ser elaborados com quase todo o tipo de fruta. Ananás, banana e maçã são dos requisitados mas também podemos fazê-los com pêssegos, morangos ou mesmo cerejas.



O que vos trago hoje é um bolo invertido de ameixas. Começamos por um caramelo bem simples, seguem-se umas belas ameixas e de seguida uma massa de bolo bem simples. O resultado final só poderia ser delicioso.

Suculento, frutado e caramelizado, este bolo invertido de ameixas fez as delícias de todos cá em casa e já tenho outros pedidos para mais bolos invertidos. Espero que gostem deste bolo virado de cabeça para baixo e experimentem!




Ingredientes

Caramelo


9 ameixas vermelhas;

1 c. (sopa) bem cheia de manteiga;

3 c. (sopa) de açúcar amarelo;



Bolo


1/2 chávena de manteiga derretida;

2 ovos;

2/3 de chávena de leite;

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

1/2 chávena de açúcar amarelo;

1 chávena e meia de farinha de trigo sem fermento;

1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;

1/2 c. (chá) de canela.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre o fundo de uma forma redonda com cerca de 20 cm com papel vegetal. Deite na forma a manteiga previamente derretida e o açúcar amarelo e misture ligeiramente. Corte as ameixas ao meio, tire o caroço e disponha-as sobre a forma com o interior virado para baixo e reserve. Entretanto prepare o bolo batendo a manteiga com os ovos, o açúcar, o leite e a baunilha. Envolva a farinha, o fermento e a canela. Deite a massa sobre as ameixas e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer o bolo dentro da forma durante cerca de 10 minutos e desenforme. Sirva morno ou frio, simples ou com iogurte grego natural.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 8;

tempo de preparação: 25min + 45min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: ameixas.



Até breve,


flor do brownie

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page