top of page
  • flor do brownie

Bolo de cerveja preta e cacau com cobertura de café

Já utilizaram cerveja preta em sobremesas? Fazendo alguma pesquisa encontramos uma grande variedade de doces e sobremesas que utilizam cerveja.


A cerveja por si só confere algum ar extra à massa em que é incorporada tornando os bolos mais leves.



Desta vez resolvi fazer um bolinho de cerveja preta em versão individual - esta receita rende dois bolinhos para duas pessoas que lanchem bem, como é o meu caso!



A cerveja preta dá uma humidade extra a este bolinho e torna-o num bolo de cacau extra fofo. A cerveja preta é imperceptível no resultado final mas acho que intensifica o sabor do cacau.

Resolvi finalizá-lo com uma cobertura de iogurte e café para lhe dar um ar ainda mais apetitoso. Podem facilmente dobrar ou triplicar a receita se quiserem um bolinho grande. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Bolo


60 gr de manteiga à temperatura ambiente;

20 gr de cacau em pó;

50 ml de cerveja preta;

75 gr de açúcar amarelo;

50 ml de leite;

1 ovo;

75 gr de farinha com fermento;

1 c. (chá) de bicarbonato de sódio.


Cobertura


3 c. (sopa) de iogurte grego natural;

1 c. (sopa) de mel;

1/2 c. (sopa) de café solúvel;

1 c. (chá) de extrato de baunilha;

raspas de chocolate q.b para decorar.


Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro e unte dois aros metálicos ou dois ramequins com manteiga. Derreta a manteiga no microondas e coloque numa taça. Adicione a cerveja, o cacau e o açúcar e bata bem. De seguida, adicione o leite e o ovo batendo bem. Por último, envolva a farinha e o bicarbonato sem bater em demasia. Divida a massa pelos aros e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Entretanto prepare a cobertura misturando bem todos os ingredientes. Deixe os bolinhos arrefecerem totalmente antes de colocar a cobertura e decore com raspas de chocolate.


 

Ficha técnica

prato: sobremesa; nº porções: 2 bolinhos; tempo de preparação: 20min + 25min cozedura; dificuldade: fácil; vegetariano: sim; apto para crianças: não; ingrediente principal: cerveja preta e cacau.

Até breve,

flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page