• flor do brownie

Pãezinhos de alfarroba

Há algum tempo que queria experimentar a farinha de trigo e alfarroba da Nacional. A alfarroba além de dar aquela tonalidade característica do cacau, também confere um sabor ligeiramente adocicado aos preparados.



E nada melhor do que uns pãezinhos de alfarroba para experimentar esta farinha. Eu já era fã de pães de alfarroba e depois de experimentar esta receita ainda fiquei mais fã.



O resultado são uns pãezinhos com uma massa muito fofa no interior e com uma crosta crocante perfeitos para comer ainda quentes com manteiga!

Esta receita é muito simples e não fica muito tempo a levedar. A vossa cozinha vai ficar com um cheiro maravilhoso. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

500 gr de farinha de trigo e alfarroba; 300 ml de água morna; 15 gr de fermento de padeiro fresco ou 7 gr de fermento de padeiro seco; 1 c. (chá) mal cheia de sal.

Modo de preparação

Comece por misturar a água morna com o fermento e o sal. Adicione esta mistura à farinha e amasse até obter uma mistura homogénea - uns 12 minutos à mãos e uns 5 minutos na amassadeira. Coloque a massa numa tigela polvilhado com farinha tape-a com um pano e deixe-a levedar durante cerca de 30 minutos num local morno. Passado esse tempo polvilhe uma bancada com farinha e divida a massa em 8 porções. Molde bolinhas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha. Dê um ou dois golpes em cada bolinha na superfície das bolas e deixe-as levedar tapadas por mais 40 minutos. Pré-aqueça o forno a 200°C e leve-as a cozer durante cerca de 15 minutos.



Ficha técnica

prato: pão; nº porções: 8 bolinhas; tempo de preparação: 20min + 1h10 repouso + 15min cozedura; dificuldade: fácil; vegetariano: sim; apto para crianças: sim; ingrediente principal: farinha de trigo e alfarroba.

Até breve,

flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo