• flor do brownie

Mini pavlovas com curd de limão

Como vos tinha prometido, hoje vamos utilizar o delicioso curd de limão que vos trouxe na receita passada. E para combinar na perfeição com o curd de limão trago-vos umas minI pavlovas.

Estes pequenos merengues crocantes por fora e com um interior mole e pegajoso vão ser a cereja no topo do bolo para o vosso curd de limão. E são perfeitos para utilizar as claras que vos sobram do curd. A cada dentada vão derreter-se na vossa boca!


Eu optei por fazer numa versão mini mas podem fazer uma pavlova familiar. Só têm de ter atenção ao tempo de cozedura. Se o vosso forno for daqueles difíceis de domar e de controlar a temperatura aqueçam-no na temperatura mínima possível.

Se tiverem luz no forno é o ideal para irem controlando a cozedura mas se não tiverem não deixem de fazê-las, abram apenas devagarinho a porta do forno. Já sabem que os merengues não gostam de correntes de ar!


Se não tiverem o curd de limão podem sempre rechear estas pequenas nuvens com um belo chantilly e uns frutos vermelhos por exemplo. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes

Merengues


4 claras à temperatura ambiente;

1 c. (chá) de vinagre;

220 gr de açúcar;

1/2 c. (chá) de extrato de baunilha.



Recheio


chantilly q.b;

1 receita de curd de limão (receita aqui).



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 90°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Coloque as claras numa taça impecavelmente lavada e seca e bata com a batedeira. Quando começarem a formar uma espuma branca adicione o vinagre. Continue a bater e quando começar a formar-se o merengue adicione o açúcar, colher a colher, batendo sempre. Bata cerca de 10 minutos até já não sentir nenhum grão de açúcar. Nessa altura deve ter um merengue bem brilhante e suave. Adicione a baunilha e bata até misturar. Deite colheradas de merengue no tabuleiro e calque com as costas de uma colher o seu centro para depois poder colocar o curd de limao como se de ninhos se tratasse e leve ao forno durante cerca de 40 minutos (varia de forno para forno) até o seu exterior estar seco mas o interior mole e pegajoso. Desligue o forno e deixe os merengues lá dentro até arrefecerem por completo. Depois de frios coloque uma colher de sopa de chantilly em cada pavlova e 2 a 3 colheres de sopa de curd de limão. Leve ao frigorífico até à hora de servir.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 6 mini pavlovas;

tempo de preparação: 25min + 40min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: merengue.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo