• flor do brownie

Curd de limão

Para quem não sabe o curd de limão ou coalhada de limão é um creme de limão cremoso, de sabor intenso a limão e bem riquinho perfeito para utilizar em todo o tipo de sobremesas.



Gelados, crepes, bolos, cheesecakes, recheio de bolachas ou muffins são algumas das opções onde podemos utilizar esta pequena maravilha.

Feito com poucos ingredientes, o curd de limão pode ser feito com alguma antecedência e guardado no frigorifico durante alguns dias.


Para que a receita corra na perfeição e que o vosso curd fique com a consistência desejada é importante que não parem de mexer durante toda a sua confecção e se o fizerem em banho-maria não correm o risco de o creme talhar ou queimar.



Este curd vai ser perfeito para a minha próxima receita! Querem saber qual é? Posso-vos dizer que vamos reaproveitar todas as claras que sobraram do nosso curd. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

4 gemas;

130 gr de açúcar;

raspa de 1 limão;

80 ml de sumo de limão;

80 gr de manteiga com sal à temperatura ambiente.



Modo de preparação

Comece por preparar o banho-maria colocando um pouco de água no tacho e leve ao lume para começar a ferver. Numa taça coloque as gemas, o açúcar, a raspa e o sumo de limão e mexa com uma vara de arames. Coloque a taça sobre o tacho para fazer o banho maria, baixe o lume e mexa até que o creme comece a engrossar (cerca de 10 minutos). Quando tiver a consistência desejada retire do lume e adicione a manteiga partida em pedaços e mexa bem para incorporar no creme. Deite o curd num frasco e deixe-o arrefecer antes de guardar no frigorifico.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

tempo de preparação: 20min;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: limão.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo