top of page
  • flor do brownie

Bolachas de gengibre com chocolate sem glúten

Como seria de esperar neste mês de dezembro, trago mais uma receita de bolachas. Desta vez são de gengibre cobertas com chocolate numa versão um pouco mais saudável e sem glúten a pensar nos meus queridos leitores que não podem ou não querem ingerir glúten.



Estas bolachinhas são perfeitas para fazer com os mais pequenos : só precisam de uma taça, uma colher e depois é só moldar bolinhas e calcá-las com o polegar. Podem ser servidas assim mas com chocolate ganham outra graça!


Assim que as puserem no forno vão sentir o seu aroma natalício da canela e do gengibre. Estas bolachinhas ficam moles e não crocantes e o chocolate derretido no seu interior ainda as torna mais húmidas. Se forem muito gulosos podem sempre colocar um pouco de creme de avelã no seu interior ou doce de leite mas nesse caso já não seriam assim tão saudáveis pois não?


Nesta receita é importante que deixem a massa no frigorífico uns minutinhos para que as bolachas sejam mais fáceis de moldar. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes


Bolachas


1 ovo;

1/4 de chávena de açúcar amarelo;

1/4 de chávena de mel;

1/2 chávena de manteiga de amendoim;

1/2 chávena de farinha de côco;

1/2 c. (chá) de canela;

1 c. (chá) de geng

1 pitada de noz moscada;

1 pitada de sal;

1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio.



Recheio


100 gr de chocolate negro com 70% de cacau;

1 c. (sopa) de óleo de côco.



Modo de preparação

Numa taça bata o ovo com o mel e o açúcar. Adicione a manteiga de amendoim, a farinha de côco, a canela, o gengibre, a noz moscada, o sal e o bicarbonato de sódio. Amasse até obter uma bola e leve ao frigorífico durante cerca de 15 minutos. Entretanto forre uma papel vegetal um tabuleiro retangular e ligue a forno a 180°C. Passados os 15 minutos molde bolinhas de massa coloque no tabuleiro e com o polegar molhado calque um buraco no centro de cada bolacha. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Entretanto leve o chocolate grosseiramente partido e o óleo de côco ao lume em banho maria. Deixe derreter e arrefecer um pouco. Coloque uma pequena porção de chocolate em cada bolacha. Sirva de imediato ou guarde num recipiente hermético.



 



Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 16 bolachas;

tempo de preparação: 15min + 15min frigorífico + 10min cozedura;

dificuldade: fácil;

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: gengibre.



Até breve,


flor do brownie
0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page