• flor do brownie

Barritas saudáveis de chocolate

Lembram-se das barritas de limão que vos trouxe há alguns meses atrás? Pois bem, resolvi adaptar essa receita e experimentar fazer umas barritas saudáveis de chocolate. O resultado? Maravilhoso! Claro que sou suspeita pois para mim se leva chocolate temos metade do sucesso garantido!



Com uma base crocante de bolacha, estas barritas são repletas por um creme aveludado e intenso de chocolate suficientemente doce para querermos comer mais um pouco!

Tal como nas barritas de limão, estas também são adoçadas apenas com mel para que o chocolate seja o verdadeiro rei da festa. Já sabem que neste tipo de receitas é fundamental que o chocolate seja de excelente qualidade. Não há nada pior do que comer uma sobremesa de chocolate em que não se consiga perceber o seu sabor!



Nesta receita utilizei um chocolate com cerca de 50% de cacau mas se forem muito gulosos experimentem utilizar chocolate de leite. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Base


1 chávena de farinha de côco;

1/3 de chávena de mel;

1/3 de chávena de oleo de côco derretido.



Recheio


100 gr de chocolate negro com cerca de 50% de cacau;

1 c. (chá) de café solúvel.

1/4 de chávena de oleo de côco derretido;

3 ovos;

1/2 chávena de iogurte natural;

1/3 de chávena de mel;

1 c. (sopa) de cacau em pó.



Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 160ºC e forre com papel vegetal uma forma quadrada com cerca de 15 cm de lado. Comece por fazer a base misturando bem todos os ingredientes e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Passado esse tempo retire a base do forno e deixe arrefecer enquanto faz o recheio. Comece por partir o chocolate em pedaços coloque-o numa taça juntamente com o café e o óleo de côco e leve a derreter em banho-maria. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e mexendo sempre vigorosamente junte os ovos um a um. Adicione o mel, o iogurte natural e o cacau em pó e mexa bem. Deite o recheio sobre a base e leve novamente ao forno por mais 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer totalmente antes de cortar. Guarde-as no frigorífico e sirva-as simples ou decoradas com chantilly e cacau em pó.



 


Ficha técnica

prato: sobremesa;

nº porções: 8 barritas;

dificuldade: fácil:

vegetariano: sim;

apto para crianças: sim;

ingrediente principal: chocolate.



Até breve,


flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo