• flor do brownie

Barritas de aveia recheadas com tâmaras chocolate e café

Hoje trago-vos o snack perfeito - umas barritas saudáveis repletas de coisas boas mas ao mesmo tempo bem gulosas.



Com uma base de aveia crocante estas barritas são recheadas com um creme de tâmaras e café bem pegajoso, pedacinhos de chocolate negro e finalizadas com mais um pouco da aveia crocante.

Não levam ovos e podem ser totalmente sem glúten se usarem os flocos de aveia sem glúten. Optei por fazer uma versão mais reduzida que rende cerca de 8 barritas ideal para uma semana de lanches.



Fiz numa forma de bolo inglês. Se tiverem uma família numerosa ou se forem muito gulosos dupliquem a receita e façam num tabuleiro retangular. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes

Base e cobertura


3/4 de chávena de farinha de aveia;

1/2 chávena de flocos de aveia;

1/3 de chávena de açúcar de côco;

1 pitada de bicarbonato de sódio;

1 pitada de canela;

1 pitada de sal;

1/4 de chávena de óleo de côco derretido.

Recheio


130 gr de tâmaras descaroçadas;

2/3 de chávena de água quente;

1 c. (chá) de café instantâneo;

1/2 c. (chá) de extrato de baunilha;

50 gr de chocolate negro com 70% de cacau.

Modo de preparação

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal o fundo de uma forma de bolo inglês deixando cerca de 2 cm acima para ser mais fácil de remover as barritas. Comece pelo recheio colocando no processador as tâmaras, a água quente, o café e a baunilha. Triture bem até obter um creme homogéneo e reserve. Entretanto prepare a base e cobertura misturando numa taça a farinha de aveia, os flocos de aveia, o bicarbonato a canela e o sal. Adicione o óleo de côco e misture até obter um crumble. Reserve cerca de 1/3 deste preparado para a cobertura e com o restante forre o fundo da forma calcando bem. Coloque o recheio de tâmaras e espalhe bem. De seguida, coloque os pedaços de chocolate e finalize com o restante crumble de aveia. Leve ao forno durante cerca 25 minutos. Deixe-as arrefecer totalmente antes de cortar. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermético (se sobrarem!).



Ficha técnica

prato: sobremesa/snack;

nº porções: 8; tempo de preparação: 15min + 25min cozedura; dificuldade: fácil; vegetariano: sim; apto para crianças: sim; ingrediente principal: tâmaras.

Até breve,

flor do brownie

Posts Relacionados

Ver tudo